0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

Prefeitura Municipal de Tupã
Qualidade de Vida
Terra do índio bravio onde é o céu sempre anil...

O nome Tupã, na língua Tupi significa Trovão: “Tu” quer dizer som, barulho, e “Pan” expansão, fluir. Situada no Oeste de São Paulo na região conhecida como Nova Alta Paulista, a cidade de Tupã reúne a tranquilidade dos pequenos municípios e as opções e variedades das grandes cidades.

Conhecida antes de sua fundação por “Sertão desconhecido, habitado por índios”, era descrita nas cartas geográficas do estado de São Paulo como uma grande mancha vazia, marcando fronteiras entre os estados de São Paulo e Mato Grosso de Sul.

Foi fundada em 1929 por Luis de Souza Leão, empreendedor de origem pernambucana que escolheu a dita área localizada no espigão divisor das microbacias dos rios do Peixe e Feio (ou Aguapeí), para a edificação da futura cidade. O fundador previa a necessidade de se emergir um centro-chave entre as regiões Noroeste e Sorocabana do estado de São Paulo. Tupã teve um desenvolvimento pujante, fortalecido pela expansão cafeeira.

Município rico em recursos hidrográficos e contando com uma cultura fortemente ligada às tradições indígenas, mantém, no Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre o maior acervo indígena do Estado, hoje mantido pela ACAM Portinari e que resgata a história dos primeiros habitantes destas terras.

O município foi declarado Estância Turística pelo governo estadual no ano de 2003, devido a diversas atrações turísticas existentes, como o Solar Luiz de Souza Leão, doado ao município por seu fundador e que preserva objetos pessoais e toda sua história de vida. Souza Leão sempre acreditou no futuro promissor de nosso município.

Tupã possui atrativos culturais de outras nações, que tornam o município uma relíquia cultural rara nos dias atuais. A vinda de imigrantes da Letônia a partir de 1922 soma à história da cidade mais um diferencial de grande valor histórico e cultural, preservados no Museu dos Pioneiros “Janis Erdbergs”, no distrito de Varpa (espiga de milho).

O museu de Varpa guarda grande acervo com objetos e a história de vida da chegada dos letos que adentraram a mata virgem na região e fundaram o distrito, tornando-o ponto turístico mais importante de Tupã. Assim, inclui o “Caminhos da Letônia”, projeto turístico-cultural desenvolvido pela Prefeitura da Estância Turística de Tupã, que resgata os pontos mais atrativos do distrito e a trajetória dos imigrantes na região.

A Praça da Bandeira é mais um cartão postal do município, local de desenvolvimento de projetos que agregam valores às tradições familiares e o retorno do passeio dos tupãenses, onde se encontra o Espaço Cultural José Anselmo Filho, palco que recebe Projetos do Estado da Cultura como Circuito Cultural Paulista, Mapa Cultural e diversos eventos desenvolvidos em Tupã.

Outra homenagem que se tornou cartão postal do município e local de grande visitação de turistas e da comunidade é a Praça da Imigração, construída em comemoração ao centenário da imigração japonesa, imigrantes que também fazem parte da história de nosso município com sua cultura e arte milenar.

O município conta com o “Anfiteatro Cley Alexandre da Silveira”, anexo à Escola Municipal João Geraldo Iori, espaço aberto para a utilização de toda a população, para desenvolvimento da arte e cultura.

Além do Turismo, que atrai centenas de visitantes todos os anos, Tupã é também progresso e desenvolvimento. Contando com 65 ml habitantes, é sede de uma região que congrega 30 municípios e uma população estimada em 350 mil moradores, que tem na cidade fundada por Souza Leão, a maior referência em comércio, saúde, educação, geração de empregos e renda.

Tupã tem um campus da Unesp, com mais de 500 alunos, 4 faculdades com mais de 30 cursos atendendo toda região, escolas técnicas como ETEC Paula Souza,uma escola de formação industrial em parceria com o SENAI e unidades municipais de qualificação profissional.

A economia do município baseia-se no comércio forte, agricultura e pecuária. Tupã é o maior produtor de amendoim do Estado e um dos maiores do Brasil. A fotografia de eventos e formaturas é outro destaque, com mais de 50 empresas e 5 mil empregos diretos, conferindo a Tupã o título estadual de Polo Regional da Fotografia de Formatura. A indústria moveleira é outro ramo que cresce a cada dia.

Como Estância Turística, Tupã realiza anualmente grandes eventos, que recebem visitantes de todo Brasil: Tupã Folia, um carnaval que em 2013 recebeu média de público de 50 mil visitantes por noite; Tupã Junina, uma grande festa de portões abertos voltada ao entretenimento e comemorações de São Pedro, Padroeiro de Tupã; Exposição Agropecuária e Industrial EXAPIT, que está em sua 40ª edição consecutiva; Natal de Luz, deixando toda cidade e praças enfeitadas, com grandes eventos culturais e religiosos; Fórum de Desenvolvimento Regional, que já está em sua 13ª edição;Bienal do Meio Ambiente, voltado a discussão das questões ambientais, com palestras, feiras e exposições. Estes apenas alguns eventos realizados anualmente em Tupã.

E um dos maiores orgulhos de Tupã é ser a matriz da “Cachaçaria Água Doce - Sabores do Brasil”, rede de restaurantes que reúne mais de 100 franqueados no Brasil e no exterior e que começou de forma tímida na cidade, há menos de 15 anos.

Atualmente, o Governo Municipal busca para Tupã uma unidade da Fatec, junto ao Governo do Estado e também a Universidade Federal, junto ao Governo Federal. A cidade passará por uma remodelação completa na Avenida Tamoios, a principal avenida comercial do município, com investimentos de R$ 6 milhões de reais.

A educação é um dos pontos fortes da atual administração. Projetos pioneiros foram implementados, bolsa de estudo para universitários através de parceria com faculdades de Tupã, curso de pós graduação para professores da rede municipal, cursos de libras para professores, curso de inglês gratuito para alunos do 1º ao 5º ano de todas as escolas de Tupã, curso de robótica na rede municipal, abertura das creches durante o ano todo, sem interrupção nas férias, abertura das creches das 7 horas da manhã até as 7 horas da noite, atendendo pedidos da população. Investimentos na aquisição de obras literárias para mais de 3 mil crianças da rede municipal.

No meio ambiente o prefeito continua desenvolvendo projetos pioneiros, com gaiolas ecológicas para recebimento do lixo, usina de reciclagem do entulho das construções, máquina de moer galhos de podas para utilização como adubo orgânico.

Por tudo isto, Tupã é destaque na região Oeste do Estado de São Paulo......Venha visitar a Estância Turística de Tupã, você irá se surpreender com nossa terra e nossa gente.

 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 


 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px