Planejamento e Infraestrutura - Sexta-feira, 03 de Maio de 2024

Empresa inicia construção de rotatória na Marília

O recurso de convênio federal é de R$ 440 mil

Empresa inicia construção de rotatória na Marília

A prefeitura autorizou a Pemaq Terraplanagem LTDA a executar os serviços para a implantação de rotatória na Rua Marília em confluência com a Avenida Aníbal Davoli(Jardim Casari) e Rua Clóvis de Oliveira (Jardim Itaipú), zona leste da cidade.

Além das três principais vias, o local ainda contempla outros três pontos de trânsito, dois deles paralelos à Rua Marília. O investimento é de R$ 440 mil, através de convênio federal.

Atrás do Parque do Atleta está localizada a Rua Manoel da Cruz Coelho, que permite trânsito no sentido bairro ao centro e, do outro lado da Marília – a Rua Antônio Guilhen tem tráfego no sentido – Jardim Casari à estrada vicinal Pioneiro Antonio Lovato.

De acordo com o secretário de Planejamento e Infraestrutura, Valetim Bigeschi, o recurso foi viabilizado através de convênio e, inicialmente, a empreiteira começa com a remoção e adequação de canteiros, calçadas, passeios laterais e com a instalação de galerias pluviais.

“A infraestrutura do local compreende ainda o remanejamento de boca de lobos e a preparação da base do dispositivo que permitirá a composição de canteiros circulares no centro das intercessões dos cruzamentos”, explicou.

ROTATÓRIA

Uma rotatória tem como função organizar o trânsito, conferindo mais segurança, pois são capazes de garantir a fluidez dos veículos sem a necessidade de instalar semáforos.

O dispositivo fundamentalmente chama o motorista a responsabilidade, como parte integrante do trânsito e, portanto, a atenção é que faz reduzir significativamente o número de acidentes.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o condutor que estiver circulando pela rotatória tem a preferência, desde que não haja sinalização regulamentar contrária.

Logo, o veículo que entrar primeiro na rotatória ganha a preferência, e os demais veículos devem aguardar. Além disso, os motoristas também devem conceder preferência aos pedestres, além dos carros, e fica proibida a parada completa do veículo dentro da rotatória, salvo antes da faixa para a travessia de pedestres.