0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
26 de Maio de 2014 - GOVERNO
Vaccarezza protocola Universidade do Oeste Paulista com 6 campi e 8 cursos
Por: Assessoria de Imprensa

Projeto prevê 15 mil vagas e 750 professores após consolidação. Thiago Santos comemora e continua trabalhando para um campi em Tupã

Foi protocolado na Câmara dos Deputados em Brasília e despachado às comissões legislativas, o Projeto de Lei número 6.130, de autoria do deputado federal Cândido Vaccarezza, que institui a Universidade Federal do Oeste Paulista –UFOESP. Este é o primeiro passo efetivo para que a região seja contemplada com a implantação desta estrutura.

Após o protocolo o projeto foi imediatamente remetido às comissões legislativas deTrabalho, Administração e Serviço Público;Educação; Finanças e Tributação (art. 54 RICD);Constituição e Justiça; e Cidadania (art. 54 RICD), que terão agora um prazo para as devidas apreciações e pareceres. Em seguida o projeto é remetido ao plenário para discussão e votação.

Segundo o projeto, fica instituída a Universidade Federal do Oeste Paulista-UFOESP,vinculada ao Ministério da Educação, com sede e foro em uma das cidades da região, indicada posteriormente pelo Plano de Desenvolvimento Institucional, noEstado de São Paulo.A UFOESP terá por objetivo ministrar educação superior, desenvolver pesquisa nas diversas áreas do conhecimento e promover a extensão universitária,caracterizando sua inserção regional mediante atuação multicampi na região Oestedo Estado de São Paulo.

Pelo projeto, a administração superior da UFOESP será exercida pelo Reitor e peloConselho Universitário, no âmbito de suas respectivas competências, a seremdefinidas noestatuto e no regimento geral.A Presidência do Conselho Universitário será exercida pelo Reitor daUFOESP.Até sua implantação definitiva, a UFOESP poderá contar com acolaboração de pessoal docente e técnico-administrativo, mediante cessão dosgovernos federal,municipais e estaduais.

O vice-prefeito Thiago Santos, que há vários anos vem trabalhando junto ao deputado Vaccarezza por esta conquista comemora mais esta etapa vencida e diz que a cada dia acredita mais no sucesso desta iniciativa. "Estou ao lado do deputado há vários anos, mesmo antes de vencermos as eleições e sei o quanto ele está trabalhando e batalhando para que este sonho se torne realidade", disse.

Thiago diz também que junto do prefeito Manoel Gaspar, vem fortalecendo os pedidos de apoio em Brasília para que Tupã seja contemplada com a implantação de um campi. "Sabemos agora que serão seis unidades e o prefeito está empenhado junto aos deputados que conhece para que sejamos beneficiados. Sei que é difícil, mas não será impossível e se nada fizermos, ai sim nada conquistaremos", enfatizou Thiago.

 

JUSTIFICATIVA

Em sua justificativa,enviada ao Congresso, o deputado Vaccarezza informa que dentro da nova perspectiva para a educação no Brasil, o Centro-Oestedo Estado de São Paulo comuma população de mais de 4 milhões de habitantes,com um PIB de mais de R$ 45 bilhões, se credencia e se prepara para propor aoGoverno Federal uma Universidade Federal. A Região escolhida vai de Araçatuba a Ourinhos na fronteira com o Norte do Paraná. As principais cidades, segundo Vaccarezza são: Marília, Araçatuba, Presidente Prudente, Ourinhos, Assis, Lins, Tupã, Penápolis, Andradina, Santa Cruz do Rio Pardo, num total de 251 municípios,incluindo o Pontal do Paranapanema.

Vaccarezza explica ainda que, com uma economia bastante diversificada atualmente, aregião agrega desdea indústria da cana-de-açúcar e pecuária bovina junto com a indústria demáquinas,a indústria de processamento de alimentos, móveis, calçados e turismo.Uma Universidade Federal no Centro –Oeste do Estado de São Paulo deveagregar conhecimentohumano e científico, através de formação de mão de obra epesquisa científica.

O deputado cita ainda que a carência da região é por faculdades federais deengenharia, medicina, agronomia, direito,psicologia, pedagogia, física e química, além de diversas outrasáreas. "As cidades estão preparando os estudos socioeconômicos para propor aoMinistério da Educação a faculdade mais adequada ao seu perfil. O objetivo écolocar a disciplina correta nolocal preciso dentro da região como um todo.Lembrando que o vasto território do Centro –Oeste Paulista faz fronteira com Nortedo Paraná e Mato Grosso do Sul, portanto, cria umaperspectiva de atender apopulação estudantil além dos limites paulistas", disse Vaccarezza.

 

CARGOS

O projeto que agora esta tramitando nas comissões, disciplina a implantação dos campi com capacidade para recebimento de 500 novos alunos por ano em cada unidade, perfazendo um total de até 15 mil alunos após o processo de consolidação estar devidamente segmentado em todas as cidades escolhidas para receber uma unidade. Por estes cálculos, caso não ocorram mudanças, cada cidade escolhida poderá receber até 2.500 alunos na estrutura que for disponibilizada.

Com relação aos cargos a serem criadospara atender a futura demanda de atendimento a 6 futuros campi, com capacidade de atendimento de até 15 mil alunos após a consolidação da estrutura total, Vaccarezza contempla em seu projeto 750 cargos efetivos de professores, 158 cargos destinados a direção e cargos por nomeação, 520 cargos de profissionais técnicos e administrativos, sendo 364 de nível intermediário e 156 cargos de nível superior.

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px