0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Gabinete
15 de Outubro de 2014 - EDUCAÇÃO
Gaspar comemora avanços, resultados positivos e projetos pioneiros implantados em Tupã
Por: Assessoria de Comunicação

“Nunca se fez tanto pela educação como em nossa administração”, avalia prefeito, dizendo que Tupã avançou 20 anos em 2, com projetos implementados

Neste dia 15 de outubro, Dia do Professor, o prefeito Manoel Gaspar repete uma frase que tornou-se marca registrada de suas ações em educação. “Temos muita sorte, competência e somos predestinados, pois a educação em meus governos sempre avança muito”, diz o prefeito, ao relatar tantas conquistas viabilizadas para Tupã nos períodos em que governo e governa a cidade. “Isto acontece porque honramos os compromissos assumidos com a população, como abrir as creches das 7h até às 19h e o ano todo, por exemplo, ou investir na reforma, ampliação e conquista de novos prédios educacionais”, comemora.

Gaspar lista como fundamentais para tal desenvolvimento ações e conquistas como ampliação do horário de atendimento nas creches, contratação de novos profissionais, três escolas municipais, Unesp, Paula Souza, crescimento extraordinário do índice do IDEB, entrega de duas novas escolas neste ano, creches em fase de construção, creches entregues conquistas de novas creches, projetos pioneiros como Robótica, Inglês nas escolas, pós graduação para os professores, bolsa de estudo e tantas outras iniciativas, fizeram com que a educação oferecida em Tupã se tornasse referencia nacional.

Na atual gestão, com iniciativas pioneiras e inovadoras, Gaspar colocou Tupã como destaque regional no segmento, e ainda fez com que a educação oferecida no município conquistasse conceito superior aos alcançados no Estado e no Brasil, na avaliação do IDEB, índice de desenvolvimento da educação básica no país. “A média do Brasil foi 5,2, do Estado de São Paulo foi de 5,7 e nós conseguimos em Tupã saltar de 5,5 para 6, um crescimento que significa um dos maiores avanços do Brasil”, comemora o prefeito.

 

PROFESSOR

O prefeito diz que muitas ações nem sempre são visíveis para a população, mas que provocam melhorias significativas. Investimentos e valorização dos professores foi uma destas ações. “Montamos uma equipe competente, colocamos técnicos nos lugares corretos e estamos investindo muito para dotar nossos professores de condições técnicas e profissionais de evoluírem junto com as necessidades e demandas atuais”, diz o prefeito, ao dizer que reuniões periódicas entre educadores, projetos de formação, projeto de Literatura e Formação do Leitor, Bolsa Alfabetização e a pós graduação são algumas destas ações pioneiras e essenciais.

Gaspar também valoriza a contratação de novos profissionais, a valorização salarial de todas as equipes, treinamento constante com pontos fortes deste desenvolvimento. “Quando decidimos abrir as creches das 7h até às 19h e não fechar mais durante os 12 meses do ano, sabíamos que seria necessário não apenas ter vontade política, mas também contratar novos profissionais e foi o que fizemos”.

 

PROJETOS

Com relação aos projetos implementados, Gaspar diz que Tupã é exemplo em toda região, pois investiu em iniciativas que poucas cidades tiveram coragem de buscar. “quando implantamos o inglês nas escolas, houve quem reclamasse, dizendo não ser necessário ensinar inglês tão cedo. Os números mostraram que estávamos no caminho certo, pois são os primeiros anos de educação que oferecem a formação adequada as nossas crianças e o inglês tem esta capacidade, de levar nossas crianças a um novo patamar de raciocínio e desenvolvimento cognitivo”, diz.

A robótica nas séries iniciais foi outra iniciativa que inicialmente recebeu críticas, mas que aos poucos se mostrou uma das iniciativas mais importantes na formação de um conhecimento multi e interdisciplinar entre os alunos, alem de despertar maior interesse dos alunos. “Os pais nos relatam que seus filhos não faltam de jeito nenhum as aulas e estão mais motivados, aprendendo mais e até competindo em Olimpíadas de robótica, com alunos de todo Brasil”, disse.

 

INFRAESTRUTURA

Gaspar também demonstra grande preocupação com as condições de estudo das crianças, promovendo nestes quase dois anos de sua administração uma verdadeira revolução no segmento educacional, com a reforma, ampliações e construção de novos prédios escolares. “Estamos reformando a primeira escola municipal que trouxe para Tupã, a João Geraldo Iori, que completou 16 anos e nunca recebeu uma grande reforma ou ampliação. Vamos entregar a população desta região uma grande e nova escola”, disse.

O prefeito lembrou ainda que desde o início de 2013 já entregou creches reformadas, como a creche Cintia dos Reis Oliveira, ampliações na Escola José Maris, com zeladoria, quadra poliesportiva, a finalização e entrega das escolas Enedina Boteon e Professor Thiago Leandro, a reforma da Emef João Geralao Iori e a conquista de novas creches junto aos governos do Estado e Federal. “estamos revolucionando silenciosamente a nossa educação, com iniciativas que estão trazendo qualidade ao ensino municipal realizado em Tupã.”

A frota educacional também passou por renovação, com a aquisição de vários veículos novos, ônibus, viaturas e equipamentos. “Nós reassumimos o transporte de estudantes com frota própria e estamos oferecendo serviço de qualidade, pontual e economizando muito dinheiro por não precisarmos mais pagar uma empresa para fazer este tipo de serviço. É assim que se governa, respeitando a população, o dinheiro público e as conquistas alcançadas”.

Gaspar diz que neste Dia do Professor, a mensagem que deixa aos educadores da cidade é de muita esperança nos projetos implementados e compromisso com a construção de uma cidade e de uma educação cada dia melhor. “Sei que nossos educadores são comprometidos, qualificados e buscam o melhor para seus alunos. Quero desejar um dia especial e que nós, juntos, possamos construir a cada dia a cidade dos nossos sonhos, a cidade que a gente merece, cada morador, cada estudante e cada educador de Tupã. Parabéns por este dia do Professor”, comemora Gaspar.

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2018 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px