0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Gabinete
30 de Março de 2015 - Prefeito
Tupã poderá ter usina de energia fotovoltaica, que aproveita a luz do sol
Por: Assessoria de Imprensa

A cidade de Tupã poderá contar com uma usina que aproveita a luz emitida pelo sol para produzir energia e abastecer prédios públicos, instituições, com escolas, hospitais e a própria prefeitura, alem de abastecer parte da cidade.

Trata-e do sistema fotovoltaico, que capta em grandes placas de silício e armazena a energia produzida diariamente pelo sol, enviando posteriormente para as casas e prédios públicos. A usina poderá ser implantada por uma empresa que tem planos de investir em Tupã nesta nova tecnologia.

Segundo destacou o prefeito Manoel Gaspar, o Sol é uma fonte de energia e calor inesgotável, logo a maioria da luz solar que chega à Terra pode ser convertida pelas centrais de energia solar fotovoltaico para produzir energia, sendo assim uma fonte de energia renovável e alternativa. “Alem disso, é uma fonte de energia livre, limpa e sem fontes de poluição. Será um ganho importante para a população de Tupã se conseguirmos a instalação desta Usina”, afirmou.

O vereador Reginaldo de Lima, o Caveira, foi quem fez os primeiros contatos com o empresário Cid Blanco Filho, do Sul do Brasil, que conheceu Tupã e está bem otimista com a possibilidade. “Encontrei o Cid quando ele buscava informações no PIT e prontamente fizemos amizade e começamos a estudar esta possibilidade. Quando sua empresa decidiu que era o momento, viemos procurar o prefeito e fomos bem recebidos. Esperamos agora que este projeto se torne realidade”, disse Caveira.

O empresário Cid Blanco Filho, do Estado de Santa Catarina esteve em Tupã neste final de semana, foi recebido pelo prefeito Manoel Gaspar, acompanhado do vereador Reginaldo e falou sobre o projeto que pode trazer para Tupã um dos mais modernos sistemas de captação e produção de energia. “O sistema de energia fotovoltaica é a energia do futuro, pois aproveita o sol como matriz geradora. Neste momento de crise, em que o Brasil depende muito da energia produzida apenas pelas hidroelétricas, temos que buscar alternativas e Tupã está entendendo esta oportunidade”, disse.

O prefeito Manoel Gaspar disse ainda estar otimista com a possibilidade. Informou que a Prefeitura tem uma área que seria utilizada pela Usina Clealco, mas que foi retomada de forma amigável, após a desistência da usina em implantar uma nova unidade em Tupã.

Gaspar confirma que se Tupã tiver esta usina em funcionamento, será um ganho importante para a população, um grande salto de modernidade e adesão aos novos tempos, em que a energia renovável e não poluente é a principal fonte de abastecimento da população. Alem disso o prefeito lembra que a energia elétrica, devido principalmente a falta de chuvas tem se tornado cada dia mais caro. “Sei que escolas, hospitais e principalmente prédios públicos terão ganho com o novo sistema, mas também a população, os produtores rurais e todos que puderem usar este novo sistema”, disse o prefeito.

VANTAGENS

Segundo explicou o empresário, energia fotovoltaica é a energia elétrica obtida a partir de luz solar, e pode ser produzida mesmo em dias nublados. Todavia, quanto maior a intensidade de insolação, maior será a eletricidade produzida. O processo de conversão da energia solar utiliza células solares que são constituídas de elementos semicondutores, por exemplo, de silício.

Quando a luz solar incide sobre uma célula solar, os elétrons do material semicondutor são postos em movimento, permitindo que uma corrente elétrica flua, bastando para isso que se tenha um circuito elétrico fechado conectado a um aparelho consumidor de energia, ou à rede elétrica. O sistema solar fotovoltaico é diferente do sistema coletor solar térmico, no qual os raios de Sol são usados para gerar calor, geralmente para água quente na casa, piscina e ambientes.

Explicando melhor como funciona, o empresário disse que é possível utilizar a energia que vem do Sol, através de três elementos: os módulos fotovoltaicos, os controladores de carga e as baterias. Os módulos fotovoltaicos são construídos a partir de pastilhas de silício. O segundo elemento, o controlador de carga, é um dispositivo de grande importância para preservar as baterias, aumentando sua vida útil. E o terceiro são as baterias, responsáveis pelo armazenamento da energia. Com o auxílio delas, é possível usar à noite ou em períodos de mau tempo a energia irradiada em dias de sol.

Outro fator altamente positivo é que o sistema produz uma energia limpa, não poluente, confiável, racional, que não requer manutenção e não consome nenhum combustível. Por essas razões, pode ser utilizada em inúmeras aplicações. No Brasil, onde existe abundância de Sol, existem milhares de instalações para eletrificação rural, cercas elétricas, bombeamento de água e telecomunicações que já usam energia solar fotovoltaica.

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2018 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px