0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
18 de Maio de 2015 - DESENVOLVIMENTO
Empresas do ramo fotográfico apoiam abertura de curso qualificação na ETEC
Por: Assessoria de Comunicação

A abertura de um curso para qualificar profissionais do ramo fotográfico possibilitaria a criação de novas oportunidades de emprego e beneficiaria as empresas do setor, que com mão de obra qualificada poderiam ampliar a aprimorar a produção, aumentando a lucratividade e gerando mais riquezas para o município.

Essas foram as conclusões da audiência pública realizada pela prefeitura na última quinta-feira, em parceria com a Escola Técnica Estadual (ETEC) “Massuyuki Kawano”, mantida pelo Centro Paula Souza.

A audiência contou com 43 participantes, entre representantes de empresas do ramo fotográfico e profissionais autônomos, e todos foram unânimes em defender a necessidade do curso de qualificação e apontar os benefícios que ele traria para o desenvolvimento do município.

Rodrigo Cavalcante Torres, da empresa Prolab Photo Digital, elogiou a realização da audiência pública e destacou que a abertura de um curso de formação através do Centro Paulo Souza seria um grande impulso para o setor.

“Hoje temos muitas dificuldades em contratar mão de obra qualificada, não temos escolas que ofereçam profissionalização da mão de obra na nossa região, encontramos apenas cursos básicos que não oferecem todas as competências que o mercado necessita. Por isso acredito que a abertura de um curso pelo Centro Paula Souza, cuja qualidade de ensino é reconhecida nacionalmente, beneficiaria tanto as empresas do setor quanto as pessoas interessadas em trabalhar na área, além de ajudar a consolidar Tupã como referência tanto estadual quanto nacional no ramo fotográfico”.

Já Vanderlei Morosini Júnior, da Vison Color, também elogiou o empenho da prefeitura e da ETEC “Massuyuki Kawano” em capacitar os profissionais do ramo fotográfico. Para ele, apesar das empresas tupãenses estarem se expandindo ainda há pouca qualificação, sobretudo na mão de obra.

“O Centro Paula Souza mantém vários cursos reconhecidamente de excelência e acredito que a abertura desse curso para capacitar os profissionais do ramo fotográfico de Tupã seria de grande importância para as empresas, que hoje enfrentam dois gargalos de mão de obra qualificada: o de fotógrafos e o de manipulação de imagens, através de softwares como Photoshop. Com esse curso haveria maior profissionalização da mão de obra, o que ajudaria a engrandecer ainda mais o nosso mercado”.

Também presente à audiência, o empresário Elísio Ishida, do Cine Foto Ishida, uma das empresas mais tradicionais do ramo fotográfico de Tupã e região, parabenizou o prefeito Manoel Gaspar e o diretor da ETEC “Massuyuki Kawano”, Mauro Guerra, por unir forças visando maior profissionalização do setor.

“Esse encontro foi muito proveitoso porque demonstra a preocupação do poder público, através da prefeitura e da ETEC, em fortalecer o segmento fotográfico. A cidade de Tupã é reconhecida como capital da fotografia, mas o mercado vem se tornando cada vez mais concorrido e competitivo, por isso é fundamental a união de todos para que possamos profissionalizar nossa mão de obra e assim garantir que as nossas empresas possam continuar sendo referência em todo país”.

 

Formatação do curso

 

O encontro com representantes do setor também ofereceu subsídios que ajudarão a definir qual o perfil de formação do profissional necessário para as empresas do setor. Durante a reunião, que contou com a participação do prefeito Manoel Gaspar e do diretor da ETEC, professor Mauro Guerra, os participantes preencheram um questionários apontando as competências que o curso deverá abranger para atender plenamente as necessidades do mercado.

“Através desse questionário vamos podemos diagnosticar o perfil profissional que as empresas necessitam e formatar o curso para que possa efetivamente preparar os profissionais para que possam oferecer aquilo que o mercado necessita”, explicou Mauro Guerra.

Segundo ele, as necessidades apontadas pelas empresas serão avaliadas e poderão ser adequadas à grade curricular do curso Técnico em Processos Fotográfico, que já vem sendo oferecido pelo Centro Paula Souza em outras duas ETECs do estado. O objetivo é tentar oferecer o novo curso na ETEC de Tupã a partir do 1º semestre de 2016.

O prefeito Manoel Gaspar agradeceu a presença dos empresários e profissionais autônomos e destacou que quanto maior for o nível de profissionalização do setor fotográfico de Tupã, mais empregos e renda poderão ser gerados no município.

“O ramo fotográfico tem sido, já há várias décadas, um dos segmentos produtivos que mais gera emprego e renda na cidade e que mais tem contribuído com nossa economia. E através desta parceria entre prefeitura e o Centro Paula Souza, esperamos dar condições para que nossas empresas possam contar com profissionais mais qualificados e dessa forma, tenham condições de elevar ainda mais o nível de excelência, ampliando os negócios e a rentabilidade”.

 

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px