0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Gabinete
10 de Novembro de 2015 - SAÚDE
Prefeitura prepara novas ações para erradicação do Aedes aegypti
Por: Assessoria de Comunicação

             A Prefeitura de Tupã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde continua com ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue.

            Segundo uma das coordenadoras das ações de combate à dengue, Isabel Cristina Nalon, durante todo o mês, serão realizados métodos de bloqueio para o combate do mosquito e nebulização.

            Os trabalhos contarão com a participação dos agentes de saúde, que também orientarão a população sobre os cuidados que devem ser tomados para prevenir a doença, como evitar os criadouros e conscientizar os moradores sobre os riscos da dengue.

            Ela revelou também que no período de 23 a 27 de novembro será realizada a Semana Estadual de Mobilização Contra Dengue, que vai abordar principalmente os sinais e sintomas da doença e as medidas de eliminação de criadouros do mosquito transmissor da doença.

            As atividades serão encerradas no dia 27 com uma passeata onde os funcionários da Secretaria de Saúde estarão alertando a população sobre a necessidade de todos colaborarem com os trabalhos de erradicação do Aedes aegypti.

            “Para o combate à doença é necessária a colaboração de todos. Muitos moradores não se conscientizaram sobre os riscos da dengue. Mesmo com as ações, é necessário que toda a população colabore, evitando possíveis criadouros, já que ainda existe o mosquito e o vírus da doença circulando pela cidade”, afirmou.

            Segundo Isabel, nesse mês de outubro foi confirmado, em laboratório, pelo menos um caso de dengue na cidade. “O caso confirmado é na Vila Santa Rita, e para os casos não aumentarem nós da Secretaria de Saúde estamos realizando medidas de combate, principalmente na Vila Santa Rita e na região. Estão sendo realizados também trabalhos de bloqueio e nebulização na Vila Europa e Parque Tabajaras, onde somente nos dias 4 e 5 encontramos cerca de 54 criadouros do mosquito já em larvas” contou.

            A Secretaria de Saúde também informou que neste ano já foram confirmados mais de 2.200 casos positivos de dengue em Tupã. De acordo com Isabel, com as chuvas dos últimos dias os casos de dengue podem aumentar, caso à população não se conscientize.

            “Lembrando que nós passamos por um período de muita seca nos últimos tempos, mas já começaram as chuvas de verão e novamente estamos encontrando locais de criadouros com larvas. A maior preocupação da Secretaria de Saúde é que Tupã tem uma temperatura média que favorece a proliferação do mosquito, e mesmo as pessoas sabendo disso nós ainda estamos encontrando água parada”, ressaltou.

            De acordo com Isabel, a doença está muito agressiva esse ano, sendo que os casos de dengue aumentaram mais de 400% no país. “Se não houver maior colaboração da população o surto de dengue pode ser ainda maior. O número de óbitos neste ano está sendo assustador. As pessoas precisam se conscientizar que a dengue mata, e quando não mata faz a pessoa sofrer muito por causa dos sintomas. Nós temos que eliminar a doença e para isso é necessário erradicar o Aedes aegypti”, comentou.

            Já o supervisor de equipe de nebulização, Claudecir Pereira, informou que os trabalhos de nebulização estão sendo intensificados principalmente nas casas onde são encontradas larvas do mosquito.

            “Estamos realizando a nebulização para matar o mosquito Aedes aegypti que esteja voando, já que anteriormente são feitos o bloqueio e eliminação do criadouro”, contou.

            Ailton Celso, supervisor de equipe de bloqueio e eliminação de criadouros, os locais que mais estão sendo encontrados focos de larvas do mosquito são em potes de água de animais de estimação e em recipientes para conservar as águas da chuva.

            “Depois das fortes chuvas que estamos tendo nos últimos dias, nós estamos encontrando muitos criadouros. Apesar da gente orientar as pessoas eles parecem não se importar. Todos precisam se conscientizar de que a dengue é perigosa e pode levar a morte”, ressaltou.

            A Secretaria Municipal de Saúde alerta novamente sobre a necessidade da população ajudar no combate do mosquito Aedes aegypti. “Todos podem ajudar a combater a dengue, principalmente eliminando ou realizando a limpeza de recipientes que podem acumular água e que podem se transformar em criadouros do mosquito. São medidas simples e que podem salvar vidas”, lembrou.

            A população pode obter mais informações sobre as ações de combate à dengue, ou solicitar vistorias em residências através dos telefones 3404-2200 ou 0800-7731600.

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px