0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
09 de Maio de 2016 - FINANÇAS
Contribuinte pode pagar 3ª parcela do IPTU com desconto até esta terça-feira
Por: Assessoria de Comunicação

A Secretaria de Finanças informa que termina nesta terça-feira, dia 10 de maio, o prazo para pagamento com desconto da 3ª parcela do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2016 para os contribuintes que optaram pelo pagamento parcelado.

            “Nós sempre procuramos lembrar com antecedência que no dia 10 dia de cada mês vence mais numa parcela do IPTU. Essa é a forma da prefeitura lembrar os contribuintes para que organizem e façam o pagamento do seu IPTU antes do vencimento, tendo direito aos descontos previstos”, lembrou Dorival Coquemala, secretário municipal de Finanças.

De acordo com ele, a exemplo dos meses anteriores, os contribuintes que efetuarem o pagamento da terceira parcela do IPTU até esta terça-feira terão direito a desconto de 10% no valor da parcela.

            Por outro lado, quem deixar de efetuar o pagamento dentro do prazo não só perderá o desconto concedido, também terá que arcar com o acréscimo de multas e juros moratórios. Segundo Coquemala, a perda do desconto, somado aos juros e multas, resulta em um acréscimo de 15% a 20% em comparação ao valor que o contribuinte poderia pagar, caso a parcela fosse quitada até o vencimento.

“A gente lembra sempre que a parcela do imposto paga até o vencimento tem desconto de 10%. Mas se passar um dia do vencimento o contribuinte vai perder esse desconto de 10% e essa perda é irreversível. Não existiu nenhuma campanha até hoje e nem existirá qualquer campanha, seja Refis, seja o que for, que possibilitará recuperar esse desconto perdido. E além de perder esses 10% de desconto, o contribuinte também terá que arcar com os juros e multa, fazendo que o valor total da parcela seja de 15% a 20% maior que o valor que seria pago com desconto”, alertou.

Coquemala também orienta aqueles que não tiveram condições de pagar as parcelas de março ou abril, para organizem as finanças a fim de evitar o acúmulo dos débitos.

“Aqueles que por um motivo ou outro não tiveram condições de pagar as parcelas de março e abril devem tentar fazer um esforço para pagar a parcela de maio, já que a nossa legislação permite o pagamento da parcela que está vencendo mesmo que as parcelas anteriores não tenham sido pagas. Orientamos também os contribuintes para que regularizem eventual débito no decorrer do ano, não deixando a dívida virar o ano fiscal, pois nesse caso, além de perder os descontos sobre as parcelas e além de ter que pagar os juros e as multas ele também terá arcar com a correção da UFM, o que aumentará consideravelmente o valor total a ser pago”.

 

Central de Atendimento

A prefeitura também orienta os contribuintes inadimplentes que procurem a Central de Atendimento para negociar o parcelamento do débito, evitando assim eventuais execuções judiciais, que podem resultar, inclusive, na perda o imóvel.

            A Secretaria Municipal de Finanças informa ainda que os contribuintes que perderam os carnês do IPTU podem solicitar a remissão do talonário na Central de Atendimento. Outra alternativa, mais prática e rápida, é reimprimir o carnê através do site da prefeitura, no endereço www.tupa.sp.br.

Após acessar o site, o contribuinte deve clicar no banner Portal de Serviços, localizado na lateral direita da página. Dentro do portal ele deve clicar na caixa Serviço ao Contribuinte, que dará acesso à pagina do SIA - Sistema de Arrecadação.

Em seguida ele deve clicar no quadro Mobiliário e preencher o Código de Cadastro que pode ser obtido junto à prefeitura. O código também está localizado no próprio carnê, na parte superior do nome do contribuinte.

Após preencher o Código de Cadastro o contribuinte terá acesso a uma nova janela onde terá acesso a remissão do carnê e vários outros serviços ou consultas como Certidão de Venal, Certidão de Existência, Certidão Negativa de Débito, Débitos em Aberto e Informação e Movimentação (Extrato).

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px