0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
28 de Junho de 2016 - Administração
Prefeitura realiza estudos para agilizar serviços de manutenção
Por: Assessoria de Comunicação

A prefeitura de Tupã está realizando estudos para agilizar os serviços de manutenção na rede de iluminação pública, sobretudo os trabalhos de substituição de lâmpadas queimadas. Por determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), através da norma técnica 001/2009, as concessionárias de energia elétrica foram obrigadas a transferir os seus ativos de iluminação pública aos municípios.

Na prática a determinação repassou às prefeituras a responsabilidade sobre os serviços de reparos e manutenção na rede pública de iluminação, que até então vinham sendo executados pela empresa concessionária de energia. Em Tupã, os serviços estão sendo realizados atualmente através de parceria entre a prefeitura, que fornece os materiais necessários, e a Empresa Sirius, que disponibilizava mão de obra especializada para os reparos.

A falta das lâmpadas especiais compatíveis com o sistema de iluminação pública de Tupã, entretanto, tem dificultado o trabalho de substituição de lâmpadas queimadas. De acordo com o secretário municipal de Administração, Archimedes Peres Bottan, desde o ano passado a prefeitura vem encontrando dificuldades para abastecer o estoque de reposição já que as lâmpadas usadas em Tupã saíram de linha e as novas lâmpadas existentes no mercado são incompatíveis com o sistema adotado nos postes da cidade.

“Por ano a prefeitura realiza em média a substituição de quase mil lâmpadas. Infelizmente, devido à grande quantidade de lâmpadas necessária para troca e saída do produto do mercado, para não prejudicar a população a prefeitura foi obrigada a consumir as lâmpadas que ainda possuía mesmo não encontrando o produto para repor os estoques”, explicou.

Segundo Archimedes para tentar amenizar o problema causado pela falta de lâmpadas compatíveis no mercado, a prefeitura está realizando estudos com objetivo de verificar a aquisição de adaptadores ou a substituição dos soquetes, o que possibilitaria a aquisição de lâmpadas de outros padrões, mais facilmente encontrados no mercado.

De acordo com ele, a Secretaria de Obras vai realizar um diagnóstico da quantidade necessária de soquetes ou adaptadores e o custo que cada um. “Assim que a Secretaria de Obras concluir esse levantamento vamos analisar qual das alternativas possibilitará um atendimento mais imediato da população e providenciaremos a aquisição dos materiais. Por isso, gostaria de pedir a compreensão dos moradores que estão enfrentando problemas na iluminação pública e garantir que a prefeitura está fazendo tudo que é possível para solucionar esse problema o quanto antes”, afirmou.

Já o secretário de Obras, Claudemir Navarro Júnior, revelou que assim a aquisição dos adaptadores ou soquetes for definida, a prefeitura realizará um trabalho concentrado e coordenado para realizar a substituição das lâmpadas de forma a atender toda a comunidade.

“Para garantir a segurança em todas as regiões, vamos solicitar à empresa responsável pelo serviço não só nas regiões mais críticas, mas também naquelas que apresentam maior movimentação. Acredito que trabalhando de forma concentrada, vamos conseguir melhorar consideravelmente a situação em poucas semanas”, finalizou.

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px