0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
12 de Julho de 2016 -
Ex-combatentes da Revolução Constitucionalista são homenageados em solenidade
Por: Assessoria de Comunicação

No último dia 8 de julho, foi celebrado os 84 anos da Revolução Constitucionalista de 1932, realizado anualmente na Praça 09 de Julho, que leva em sua nomenclatura a data do marco inicial da Revolução Constitucionalista. O evento contou com a presença de autoridades civis e militares, além de representantes municipais, políticos, familiares dos ex-combatentes e apresentação da Orquestra Municipal “Maestro Júlio de Castro”.

De acordo com o Capitão da 2ª Companhia de Polícia Militar, André Luiz Collado, o evento resgata a importância do movimento constitucionalista, que iniciou pelos paulistas insatisfeitos com a falta de liberdade e de leis, exigindo do governo getulista a criação de uma constituição para o Brasil.

Em discurso, o Capitão ainda destacou a bravura dos paulistas, que lutaram por mudanças e pela criação de uma lei constitucional. “Acreditamos que essa homenagem da qual realizamos anualmente seja apenas uma parte do que os nossos nobres combatentes mereciam, que lutaram por um país melhor, mais justo e pelos seus ideais”, contou.

Durante a solenidade, ainda foram realizadas a entrega de Láureas de Mérito Pessoal aos policiais que mais se destacaram em suas atividades profissionais no ano. Na oportunidade, diversos militares foram agraciados com diferentes Láureas de Mérito Pessoal.

Ainda durante a solenidade, uma das homenagens mais emocionantes foi a comandada pelo Tenente André Vander Zambelli Ribeiro, que homenageou o Cabo Ali, ferido em 2001 enquanto impedia um assalto próximo ao antigo prédio da Caixa Econômica Federal. O policial, mesmo em estado de férias, foi baleado na cabeça por um dos assaltantes, ficando com sequelas devido ao ferimento. Os assaltantes foram presos no local.

O Tenente Vander ressaltou ainda que as homenagens realizadas aos policiais são para lembrar a todos o esforço e dedicação dos militares pela população de bem. “O que achamos mais importante lembrar é que essas homenagens que realizamos aos ex-combatentes e aos militares que atuam todos os dias são para lembrar a população que sempre houve cidadãos lutando pela liberdade e direitos em comum, como a polícia civil e militar vem realizando, então momentos como esses devem ser preservados na memória e devem ser sempre lembrado e homenageado”, conclui.

 

História

O estopim da Revolução Constitucionalista foi à morte dos estudantes Mário Martins de Almeida, Euclides Miragaia, Dráusio Marcondes de Sousa e Antônio Camargo de Andrade, durante a tentativa de invasão da sede de um jornal favorável ao regime varguista, em 23 de maio de 1932.

A sigla M.M.D.C., que remete às iniciais dos nomes pelos quais os estudantes mortos eram conhecidos (Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo), transformou-se no símbolo do movimento, mas um quinto estudante baleado naquela ocasião morreu em meados de agosto, Alvarenga.

No total, foram 87 dias de combates, onde mais de 35 mil Paulistas lutaram, com um saldo oficial de 934 mortos, embora estimativas, não oficiais, reportem até 2.200 mortos, sendo que numerosas cidades do interior do estado de São Paulo sofreram danos devido aos combates.

Foi a primeira grande revolta contra o governo de Getúlio Vargas e o último grande conflito armado ocorrido no Brasil. São Paulo, depois da revolução de 32, voltou a ser governado por paulistas, e, dois anos depois, uma nova constituição foi promulgada, a Constituição de 1934.

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px