0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
22 de Julho de 2016 - MEIO AMBIENTE
Prefeitura recolheu 2.700 litros de óleo usado durante 1º semestre
Por: Assessoria de Comunicação

A Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente realiza um importante trabalho de coleta e troca de óleo usado, através do projeto “De Olho no Óleo”. De acordo com informações da Secretaria, ainda de janeiro a junho, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente recebeu uma média de 232 litros quinzenalmente, totalizando 2.700 litros de óleo no período.

De acordo com o projeto a cada 4 óleos usados entregues devidamente acondicionados (geralmente em garrafas pet de 2 litros), a população ganha 1 litro de óleo novo de soja.

Além de garantir destinação adequada ao óleo usado, durante primeiro semestre do ano o projeto já garantiu a distribuição de cerca de 675 litros de óleo novos. A troca de óleo usado por novo é realizada em diversos pontos de fácil acesso e atendem todas as regiões da cidade.

Os pontos de troca do óleo incluem a Unidade de Saúde da Família (USF) – Setor A, na rua Gilberto Muccio Mazzei, 200, Jardim Itaipu; USF “Mirian Roseli Benito Pimentel (Miroca)” - Setor B, na rua Generoso Kuguimoto, 680, conjunto habitacional “Antônio Pereira Gaspar” e USF Setor S, na rua Lázaro Mosquine, 131, Vila Santa Rita de Cássia.

Os pontos de troca também funcionam na USF Vila Independência, na rua Duque de Caxias, 07; USF Alto Sumaré, na rua Ernesto Coquemala, 200, Jardim Santa Maria; USF Santa Adélia, na avenida Aníbal Davoli, 345; USF Cecap, na rua Lino Spinardi, 147; Barracão da Reciclagem, na estrada São Gonçalo.

Os moradores dos distritos também são atendidos pelo projeto nas unidades de saúde, que funcionam na avenida Aristides Dinamarco, 451, em Parnaso; na rua Dinamarca, 33, em Universo e na rua Padre de Nóbrega, 209, em Varpa.

A Secretaria informa também que é importante que a população contribua com a iniciativa, pois o descarte inadequado do óleo de cozinha usado em ralo, pia ou até mesmo no quintal causa diversos prejuízos ao meio ambiente.

É importante lembrar que o descarte no óleo em locais indevidos causam vários danos ao meio ambiente, pois permanece retido no encanamento causando entupimento das tubulações. O óleo usado destinado indevidamente também se espalha na superfície dos rios e das represas, causando danos à fauna aquática e fica no solo, impermeabilizando-o e contribuindo com enchentes, ou ainda entrando em decomposição, soltando gás metanodurante esse processo, causando mau cheiro, além de agravar o efeito estufa.

Todo o óleo recolhido é entregue à empresa Granol, que é responsável pela fabricação de biodiesel a partir do óleo de cozinha impróprio para uso. Mais informações sobre coleta ou troca de óleo podem ser obtidas na sede da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, localizada na rua Francisco Budaibes , 101, Vila Tupã Mirim I, ou pelo telefone 3496-3346.

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px