0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
29 de Julho de 2016 -
Acervo tropeiro é doado para prefeitura
Por: Assessoria de Comunicação

O futuro Museu Tropeiro de Tupã, que está sendo construído pela prefeitura, recebeu nesta semana a doção de mais de 2 mil peças relacionadas ao tropeirismo que foram reunidas ao longo dos anos pelo idealizador do acervo tropeiro e da Comitiva Tropeira, Luiz Gonzaga Tovo, “Nanguinho”.

O Museu Tropeiro, que funcionará na antiga estação ferroviária, ajudará a preservar a história do município, expondo objetos que marcam a tradição do tropeirismo e adereços antigos que os cavaleiros utilizavam no século passado.

Além de fomentar ações culturais direcionadas à tradição dos tropeiros, o Museu Tropeiro será mais um atrativo turístico do município já que nossa região é uma das poucas do estado a manter viva a tradição tropeira.

Segundo Nanguinho, foram doadas para prefeitura cerca de 2 mil peças como fotos, recortes de jornal, entre outros. “Nós temos catalogadas com etiqueta cerca de 900 peças e tem uma média de 25 pastas com fotos e recortes de jornal. Segundo a Tamimi Borsatto, diretora do Museu Índia Vanuíre, cada foto é uma peça, então nosso acervo passa de 2 mil peças no total. Além disso, também estamos doando vários itens que ainda estão guardados na minha casa, outras peças que atualmente estão em Varpa e em vários outros lugares”, explicou.

Nanguinho agradeceu ainda a todos os colabores, amigos e parceiros que sempre trabalharam para que o Museu Tropeiro seja mais um ponto turístico para receber visitantes em Tupã. 

“O início do acervo e a idéia de criar o Museu do Tropeiro surgiram ainda no mandado do prefeito Manoel Gaspar por causa do título de Estância Turística. Por isso agradeço ao prefeito Manoel Gaspar, ao Carivaldo Castanheira e ao Aldo Turra, fundadores do Chapéu Branco e da Exapit, à Tamimi Borsatto, diretora do Museu Índia Vanuíre e a professora Inês. Além do Aldo Turra agradeço ainda em memória o Manoel Rodrigues Gonçales “Manoel Borracheiro” e também Ari Viana, que nos deixou na semana passada. Eles foram os companheiros que sempre me ajudaram e que acreditaram em mim e fizeram as doações para o Museu Tropeiro”, finalizou.

O prefeito Manoel Gaspar destacou a importância do Museu Tropeiro receber esse acervo para preservar a história do tropeirismo de Tupã. “O Nanguinho, juntamente com vários amigos, foram colecionando objetos ao longo do tempo para preservar a história. Como Tupã teve sua história dos cavaleiros de antigamente, nada mais justo que preservamos essa tradição e hoje o Nanguinho está doando todo esse material para a Prefeitura de Tupã que ficará guardado até ir para seu local definitivo”, disse.

O prefeito finalizou parabenizando a iniciativa de Nanguinho em doar as peças para o Museu do Tropeiro e agradeceu também a todos que estão colaborando para que o museu se torne mais um atrativo do município.

“Agradeço ao Nanguinho, que sempre se preocupou com o Museu, ao vereador Valdir de Oliveira Mendes que trabalhou e conquistou recursos para a construção do Museu e ao Aldo Turra, entre outros amigos que se empenharam e trabalharam pelo Museu Tropeiro”, finalizou.

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px