0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Gabinete
14 de Outubro de 2016 - GOVERNO
Atendimentos de fisioterapia atendem 100% da demanda
Por: Assessoria de Comunicação

A Prefeitura de Tupã por muitas vezes criou projetos e parcerias a fim de melhorar a qualidade de vida e de serviço a população. Um dos projetos realizados foi oferecer mais qualidade nos atendimento fisioterapêutico por meio de uma parceria com o curso de Fisioterapia da Fadap/FAP.

            Os tupãenses, que por muitas vezes não possuem condições de buscar atendimento fisioterapêutico na rede particular, contam com um atendimento especializado gratuito e de qualidade, do qual atende 100% da demanda.

            De acordo com o professor e coordenador dos estágios do curso de Fisioterapia da Fadap/FAP, Fernando Borges, a parceria obteve grande sucesso, conseguindo zerar a demanda reprimida para esta especialidade, atendendo hoje uma média de 550 pacientes.

            Segundo dados de atendimento, por mês são realizados uma média de 1.500 procedimentos fisioterapêuticos em domicilio, totalizando desde o início do ano aproximadamente 12 mil atendimentos.

            Já os atendimentos na clínica passam dos 4 mil procedimentos fisioterapêuticos por mês, totalizando aproximadamente 48 mil atendimentos desde o início do ano.

“Os números de sessões por paciente variam de acordo com a prescrição médica, ou seja, o paciente realiza o número de sessões prescrito e a partir da alta abre vaga para outro paciente. No entanto, não estamos tendo listo de espera e assim que a vaga é solicitada o paciente á inicia as sessões”, conta.

Segundo Fernando, os atendimentos são realizados pela Clínica de Fisioterapia da Fadap/FAP, que oferece serviços nas áreas de fisioterapia geral (ortopedia, urologia, vascular), fisioterapia neurológica e fisioterapia domiciliar (home care) para os pacientes acamados, idosos ou com mobilidade reduzida.

De acordo com o coordenador de estágio do curso de fisioterapia, os atendimentos são realizados gratuitamente pelos alunos do último ano do curso de Fisioterapia da Fadap/FAP, que além de ter conhecimento adequado e necessário para realizar os procedimentos, possuem a supervisão de professores altamente qualificados, que fazem parte do quadro acadêmico da faculdade.

“Mais que agilizar e ampliar o acesso o atendimento às pessoas que necessitam de tratamento fisioterapêutico, a parceria entre a prefeitura e a Fadap/FAP vem proporcionando mais qualidade de vida aos pacientes, através de ações de prevenção que ajudam a evitar a reincidência dos problemas”, afirma. 

            Além disso, a parceria também contribui para o processo de formação dos alunos, que têm a oportunidade de adquirir maior conhecimento prático complementando o ensino e a aprendizagem acadêmica, além de promover maior consciência sobre a importância do atendimento humanizado no processo de formação do profissional.

De acordo com a secretária Municipal de Saúde, Rosangela Urel, o acesso ao serviço é realizado através da unidade de saúde (UBS ou USF) a que o paciente pertence.

“Para receber o atendimento o paciente entrega a prescrição de fisioterapia na unidade de saúde em que é atendido. Todo paciente com prescrição médica do SUS para a especialidade de fisioterapia pode ser atendido pela parceria”, conta.

Em seguida o pedido é encaminhado ao setor de agendamento da Secretaria de Saúde, que faz a solicitação de vaga no Serviço de Fisioterapia da Fadap/FAP.

“O tratamento e acompanhamento são iniciados no momento em que a vaga é solicitada, considerando a urgência de cada caso. Os atendimentos são realizados de segunda à sexta-feira, nos horários das 7h30 às 11h30 e as 13h às 17 horas.

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px