0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
04 de Novembro de 2016 - OBRAS
Operação Tapa-Buracos recupera cerca de 450 metros de rua por dia
Por: Assessoria de Comunicação

A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura desenvolvem continuamente a manutenção das vias públicas da cidade através do Programa Tapa-Buracos, que é responsável pela recomposição do pavimento asfáltico das vias deterioradas.

Segundo o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Claudemir Navarro Júnior, a equipe responsável pelo serviço, que é composta por 6 servidores braçais, 2 motoristas, um operador de máquinas e 1 chefe de equipe, vem trabalhando de forma preventiva, efetuando fiscalização diária e corretiva quando identificada a necessidade de reparação.

Além disso, os trabalhos contam também com 1 máquina pá carregadeira e uma caldeira móvel transportada por um trator. Os procedimentos para reparação dos buracos começam com a limpeza e preparação do solo e termina com a aplicação da massa asfáltica e compactação do solo.

 “Atuamos dentro de um cronograma de trabalho que prioriza as ruas com maiores deteriorações e com maior fluxo de veículos, para posteriormente atendermos as demais. Atendemos também as ocorrências deflagradas no serviço de ouvidoria da Prefeitura realizada pelos munícipes”, disse.

Júnior explicou que a operação tapa-buracos é realizada apenas em dias de sol para melhor aderência do produto. A massa asfáltica, que é formada por emulsão asfáltica, pó de pedra e pedrisco, é preparada em Usina de asfalto instalada nas dependências da própria Secretaria de Obras.

Ainda de acordo com o secretário de Obras, são utilizados nos serviços der tapa-buracos 8 metros cúbicos por dia, o que possibilita a recuperação média de quase 450 metros de extensão de rua por dia.

“È necessário esclarecer que muitas vezes por se tratar de material heterogêneo a massa asfáltica aplicada no buraco existente em via pública, não se adere adequadamente, em virtude do pavimento asfáltico do local ser de longa data, assim, com a trafegabilidade de veículos e ocorrências de chuvas, os buracos retornam nas vias outrora reparadas”, explicou.

O secretário finalizou ressaltando que além das vias públicas urbanas, é realizada também a manutenção nas estradas vicinais, compreendendo uma grande malha viária, formada pela vicinal Tupã/Quatá (até o rio do peixe), Varpa, Tupã/Parnaso, Tupã/Bastos, Tupã/Arco Íris e Tupã/Queiroz e a estrada do Thermas.

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px