0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
25 de Novembro de 2016 - CULTURA
Prefeitura já inaugurou 7 Gelotecas em Tupã
Por: Assessoria de Comunicação

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura implantaram o projeto "Geloteca" desde o início do ano em Tupã. Já foram inauguradas 7 Gelotecas durante o projeto Arte na Praça Itinerante.

As geladeiras, recheadas de sonhos, contos e muito conhecimento, foram inauguradas nas Praças "Anísio Carneiro" (Findalinha),"Antônio Alves dos Santos", "João Ângelo Colucci", "Parque do Atleta", "Praça da Figueira", "Salvador Oliveiros", Manoel Tomé do Nascimento (Thomézinho).

"Nós inauguramos 7 novas Gelotecas ao longo do projeto, porém 3 delas tivemos que retirará-las, pois foram alvo de vandalismo. Infelizmente foram retiradas as Geladeiras do Parque do Atleta, Praça da Figueira e Praça Antônio Alves dos Santos", disse.

O secretário ressaltou o quanto é importante que a população, além de doar os livros, também cuidem desse monumento que contém tanto conhecimento, pois as Gelotecas possibilitam o desenvolvimento da escrita e do vocabulário correto, estimula a imaginação e a criatividade e impulsiona a vida pessoal e profissional do cidadão.

"É importante que a população cuide das Gelotecas, pois é um projeto cultural que visa incentivar o hábito da leitura nas pessoas, já que a cada dia que passa isso torna-se mais raro por causa da tecnologia, é  incentivar a leitura nas crianças, é conhecimento é adquirir informação. Por esses fatores a Geloteca torna-se fundamental para cidade", explicou.

Todos que tiverem livros que já não utilizam mais, podem fazer a doação diretamente na Gelotecas encontradas nas praças ou ainda entregar na Secretaria de Cultura das 7 às 13 horas.

A população encontra todos os tipos de gêneros nas Gelotecas existentes, desde um livro infantil até mesmo livros de nível de graduação. Segundo ele, a Geloteca possibilita que os munícipes criem hábitos da leitura e da melhor forma, ao ar livre.

"Colocamos de tudo um pouco para atingir todas as pessoas, de todas as idades e classes sociais. Lembrando que todos os livros colocados são doações que a população realizou para nós, portanto agradecemos imensamente a doação dos livros e das geladeiras. Nosso objetivo é fazer com que a população tenha gosto pela leitura", disse.

Anderson completou informando que a ideia é que os munícipes possam usufruir dos livros, seja lendo na própria praça, mas também podem levar para a casa e devolver após o término da leitura. “O importante do projeto é que os livros circulem. A Geloteca não tem regras, o importante mesmo é levar o livro para mais perto das pessoas”, completou.

O secretário ressaltou também que no dia 2 de dezembro, a Secretaria vai lançar o projeto “Geloteca na Escola”, na escola “Sebastião Teixeira Pinto”. Segundo ele, essa foi uma idéia sugerida pelo professor Márcio Murini com o objetivo de ajudar no processo educacional das crianças, levantando temas como reciclagem, o gosto pela leitura, além de melhorar a socialização entre as crianças.                       

Anderson finalizou informando que a última Geloteca desse ano será inaugurada durante o encerramento do “Natal de Luz”, onde a Orquestra Municipal “Maestro Júlio de Castro” se apresentará para abrilhantar ainda mais a noite. O evento será realizado

no dia 23 de dezembro, na Praça da Bandeira.  Anderson convidou toda a população a fazer parte de mais esse evento cultural, realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura para levar muita diversão e cultura ao público.

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2018 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px