0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
30 de Novembro de 2016 - GOVERNO
98% da população aprovam serviços de saneamento básico em Tupã
Por: Assessoria de Comunicação

Considerados um dos principais indicadores para avaliação da qualidade de vida nos municípios, os serviços de saneamento básico continuam sendo destaque em Tupã. É o que aponta a nova pesquisa de satisfação dos clientes realizada a cada dois anos, com objetivo de avaliar a qualidade dos serviços de saneamento oferecidos à população, que em Tupã são de responsabilidade da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

Os resultados da avaliação em Tupã foram apresentados nesta terça-feira ao prefeito Manoel Gaspar pelo gerente da Sabesp local, Eudóxio Blanco. Ele explicou que a pesquisa de satisfação dos clientes atende à Lei Federal 11.445, que estabelece as diretrizes nacionais e a política federal para o saneamento básico.

Segundo a legislação, a regulação e a fiscalização dos serviços de saneamento passam a ser executadas pela Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (ARSESP), que adota a pesquisa de satisfação dos clientes não só para avaliar os serviços prestados à população, mas também para elaboração de um plano de melhorias para o município.

De acordo com ele, a pesquisa em Tupã foi realizada entre os dias 14 e 16 de junho deste ano, pela empresa GMR Inteligência de Mercado, que consultou clientes residências, comercias e industriais da Sabesp. Eudóxio ressaltou que os resultados da pesquisa comprovam o alto índice de satisfação dos tupãenses com serviços de saneamentos oferecidos pela empresa.

Segundo a pesquisa, o índice de satisfação com a água em Tupã chega a 98% dos entrevistados. Ou seja, quase a totalidade dos entrevistados considera a qualidade da ótima distribuída em Tupã como sendo ótima ou boa. Já o serviço de esgoto recebeu aprovação de 96% dos entrevistados, enquanto o nível de satisfação com o atendimento também ficou em 96%.

O gerente da Sabesp de Tupã lembrou ainda que a nova pesquisa também revela avanço significativo em relação à pesquisa anterior, realizada em 2014. “Em termos comparativos tivemos aumento no nível de satisfação com a água, que passou de 97% em 2014 para 98% neste ano. O nível de satisfação com o esgoto passou de 93% na pesquisa anterior para 96% na nova pesquisa, enquanto a satisfação com o atendimento permaneceu em 96%”, afirmou.

Além de apresentar os resultados da pesquisa, Eudóxio fez questão de agradecer ao prefeito Manoel Gaspar pela parceria em importantes obras com a recente implantação de 3.600 metros de rede de água interligando à zona leste, que garantirá o abastecimento de água na região pelos próximos 20 anos.

“Gostaria de agradecer ao prefeito Manoel Gaspar pela parceria neste período, porque os ótimos resultados obtidos em Tupã é fruto do trabalho em parceria com a prefeitura. Também não poderia deixar de agradecer aos funcionários da Sabesp e aos nossos parceiros que também foram fundamentais para que tivéssemos uma avaliação tão expressiva”, afirmou.

O prefeito Manoel Gaspar parabenizou a Sabesp pelo ótimo desempenho e agradeceu o empenho do gerente local e dos funcionários da empresa e ao apoio do governador Geraldo Alckmin que tem viabilizado grandes investimentos em Tupã.

“A Sabesp é parceira de Tupã há muitos anos. Começou lá atrás com prefeito Carlos Messas que trouxe a Sabesp para Tupã, passou pelo prefeito Jesus Guimarães, por mim e pelo professor Waldemir, sempre contribuindo para melhorar cada vez mais a qualidade de vida da população. Por isso, é uma alegria muito grande ter esses índices de satisfação de quase 100%, que comprovam que o trabalho que a Sabesp realiza em parceria com a prefeitura é de excelência e é reconhecido pela população”, elogiou.

Gaspar também destacou a importância dos investimentos em saneamento básico, que impactam diretamente na saúde da população. “Nós temos dois tipos de saúde, a saúde preventiva e a saúde curativa. A saúde preventiva, que muitas vezes não é lembrada pela população é o que evita maior demanda e incidência para saúde curativa. E a qualidade da nossa saúde se deve muito aos investimentos em saneamento básico realizados ao longo dos anos pela Sabesp”.

O prefeito também lembrou de outro grande investimento realizado pela Sabesp na sua primeira administração, com a implantação da atual estação de tratamento de esgoto que elevou Tupã à condição de município 300%, com 100% de água tratada, 100% de esgoto coletado e 100% de esgoto tratado.

“Graças à parceria da Sabesp com a prefeitura, Tupã é hoje uma cidade privilegiada, com saneamento básico de 1º mundo. Muitos estados e municípios brigam para conseguir chegar próximo aos números obtidos Tupã. É o caso de cidades como Marília, que deve ter cerca de 40% de esgoto1 tratado ou nem isso ou mesmo Bauru, onde esse índice não chega a 30%. E esse alto índice de aprovação obtido pela Sabesp junto à população é o reconhecimento desse importante trabalho realizado em parceria com a prefeitura”, finalizou Gaspar.

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px