0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
13 de de 2016 - FINANÇAS
Prefeitura prorroga vencimento da última parcela do IPTU para dia 20
Por: Assessoria de Comunicação

O prefeito Manoel Gaspar assinou ontem o decreto 7.913, transferindo para o próximo dia 20 de dezembro o vencimento da 10ª e última parcela do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2016.

Com a medida, os contribuintes que optaram pelo pagamento do tributo de forma parcelada poderão efetuar o pagamento até a nova data sem perder o direito ao desconto de 10% sobre o valor da parcela.

De acordo com o prefeito Manoel Gaspar, a prorrogação do vencimento da última parcela do IPTU tem por objetivo beneficiar o contribuinte, que poderá contar com a 2ª parcela do 13º salário para efetuar o pagamento.

“Sabemos que no mês de dezembro muitas famílias acabam ficando com orçamento apertado devido às despesas de final de ano. Por isso,  atendendo a vários pedidos da população decidimos prorrogar o vencimento da 10ª parcela do IPTU para o dia 20 de dezembro. Com isso, os contribuintes poderão contar com reforço  financeiro da 2ª parcela do 13º salário para pagar o imposto em dia e com desconto, evitando também a incidências de juros causada pelo eventual atraso no pagamento da parcela”, afirmou Gaspar.

É importante ressaltar, que apesar da prorrogação do vencimento, todas as demais regras que regem o pagamento do imposto continuam inalteradas. Ou seja, o contribuinte que não efetuar o pagamento da 10ª parcela até o dia 20 de dezembro perderá o desconto concedido e ainda terá que arcar com o acréscimo de multas e juros moratórios.

De acordo com estimativas da Secretaria Municipal de Finanças, o atraso no pagamento da parcela implica automaticamente na perda do desconto e também no acréscimo de juros e multa, que aumentará em cerca de 15% a 20% valor da parcela em comparação ao valor que o contribuinte pagaria caso a parcela fosse quitada até o vencimento.

A Secretaria de Finanças orienta também que o contribuinte que por algum motivo não teve condições de pagar as parcelas anteriores deve optar em pagar a parcela de dezembro em dia, aproveitando o desconto e evitando o acúmulo de mais uma parcela com multas e juros, o que certamente aumentará consideravelmente o valor final do imposto.

Outra orientação é que a contribuinte aproveite o 13º salário não só para pagar a última parcela do IPTU em dia, mas também para regularizar eventual débito contraído no decorrer do ano, não deixando a dívida virar o ano fiscal. Segundo a Secretaria de Finanças, o contribuinte que deixar o débito de IPTU virar o ano fiscal terá além dos encargos de juros multas, a correção da Unidade Fiscal do Município (UFM), o que aumentará a partir de janeiro, elevando ainda mais o valor total a ser pago.

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px