0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
20 de de 2016 - FINANÇAS
Contribuinte pode pagar parcela do IPTU desconto até esta terça-feira
Por: Assessoria de Comunicação

Com o objetivo de facilitar a vida dos contribuintes que estão pagando o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2016 de forma parcelada, a prefeitura prorrogou o pagamento da 10ª e última parcela do tributo com desconto até hoje, dia 20 de dezembro.

O prefeito Manoel Gaspar lembrou que com a prorrogação do vencimento da última parcela do IPTU o contribuinte poderá utilizar a 2ª parcela do 13º salário, que também está sendo liberada hoje, para efetuar o pagamento do tributo.

Ele destacou também que medida ajudará a aliviar a situação financeira das famílias neste mês, já que o orçamento de grande parte da população fica mais apertado devido às despesas de final de ano.

“Geralmente as despesas neste mês são maiores devido aos gastos de final de ano, por decidimos atender aos vários pedidos da população no sentido de prorrogar o vencimento da 10ª parcela do IPTU para o dia 20 de dezembro. Dessa forma os contribuintes poderão contar com reforço financeiro da 2ª parcela do 13º salário para pagar o imposto em dia e com desconto, evitando também a incidências de juros causada pelo eventual atraso no pagamento da parcela”, afirmou Gaspar.

Segundo Gaspar os pagamentos da 10ª parcela do IPTU realizados até esta terça-feira vão manter o desconto de 10% sobre o valor da parcela. Devido à prorrogação do vencimento, entretanto, o contribuinte deverá efetuar o pagamento casas lotéricas ou na Caixa Econômica Federal para receber o desconto.    

O prefeito alertou também que os contribuintes que deixarem de pagar a última parcela do imposto dentro do prazo perderá o desconto concedido e ainda terá que arcar com o acréscimo de multas e juros moratórios.

“Com a Secretaria de Finanças tem alertado ao longo do ano, o desconto de 10% sobre o valor da parcela do IPTU é válido apenas para o pagamento efetuado até o vencimento. Se contribuinte atrasar um só dia o desconto de 10% não será concedido e o valor da parcela aumentará com aplicação de juros e multa”.

Segundo Gaspar, se a parcela for paga após vencimento do prazo, o contribuinte automaticamente perderá o desconto e o valor será parcela acrescido de juros e multa. “Neste caso o valor da parcela aumentará em cerca de 15% a 20% em comparação ao valor que o contribuinte pagaria caso a parcela fosse quitada até o vencimento”, explicou.

Ele lembrou ainda que como a legislação municipal permite o pagamento da parcela que está vencendo mesmo que as parcelas anteriores não tenham sido pagas, é aconselhável o contribuinte que por algum motivo não teve condições de pagar as parcelas anteriores deve fazer um esforço para pagar a parcela de dezembro em dia.

Gaspar finalizou lembrando a população para que regularize eventual débito contraído no decorrer do ano, não deixando a dívida virar o ano fiscal “Pagando a última parcela do IPTU até esta terça-feira o contribuinte será beneficiado com desconto e evitará o acúmulo de mais uma parcela com multas e juros, o que certamente acabará elevando substancialmente o valor final do imposto. Da mesma forma, é importante o contribuinte não deixar eventual débito de IPTU virar o ano fiscal por que isso acarretará não só os encargos de juros multas, mas também a correção da Unidade Fiscal do Município (UFM), o que aumentará consideravelmente o valor total a ser pago”, concluiu.

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px