ÔĽŅ
0800 773 1600
Prefeitura da Est√Ęncia Tur√≠stica de Tup√£ - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
20 de de 2016 - PREFEITO
Prefeitura homenageia v√°rias personalidades tup√£enses
Por: Assessoria de Comunicação

O prefeito Manoel Gaspar assinou decretos na manhã de ontem, homenageando várias personalidades e empreendedores tupãenses que vão dar nome a vias e obras públicas. Entre os locais nomeados estão a nova Unidade de Saúde do Jardim Unesp, que será inaugurada nesta quarta-feira (21) e receberá o nome do médico Dr. Antônio Nunes de Abreu Filho e também a nova sede da do CRAS Sul, que será inaugurada no dia 22 e receberá o nome do saudoso Natalino Rodrigues.

Estiveram presentes à solenidade o secretário de Obras e Infraestrutura, Claudemir Navarro Junior; a secretária de Saúde, Rosangela Urel; o secretário de Finanças, Dorival Coquemala; o secretário de Governo, Geraldo Magela; o vereador Valdir de Oliveira, que esteve representando a Câmara Municipal, além de autoridades de Tupã e familiares dos homenageados.

No total, foram concedidas 11 homenagens, onde o prefeito Manoel Gaspar denominou algumas importantes vias como a antiga rua 1 do Jardim das Águas, que passa a se chamar rua Adelino Paulino Vivi, homenageando o empreendedor e proprietário do Açougue União, falecido em abril de 2007, deixando esposa, dois filhos e quatro netos.

Outro tupãense homenageado foi o pecuarista, agricultor e madeireiro Edson Fresneda da Silva, que dará nome à Praça do Conjunto Habitacional José Feliciano. Ele contribuiu para impulsionar o crescimento de Tupã, demonstrando não só idoneidade e tino empresarial, mas também agindo sempre de forma amistosa, fraterna e exemplar na sua conduta moral, social e profissional.

Já Rua 2 do Jardim das Águas passa a ostentar o nome de rua Fernando Arvelos, homenageando o cidadão português que veio para o Brasil em 1955, se instalando em Tupã em 1960. Ele se destacou como representante da empresa Texaco, comerciante e proprietário de uma loja de gás e também como presidente da Casa de Portugal de Tupã. Fernando Arvelos faleceu em maio de 2002 na cidade de Três Lagoas, deixando esposa e cinco filhos.

Outra importante obra de Tupã que foi nomeada durante a solenidade foi o Terminal Rodoviário Urbano, no centro da cidade, que passou a se chamar Sebastião Souza Dantas. A homenagem ao empresário do ramo de transportes foi indicação do vereador Valdir de Oliveira. O empreendedor Sebastião Souza Dantas, falecido em 1992, também foi homenageado com o título de “Cidadão Tupãense”, concedido pela Câmara Municipal.

O Ginásio de Esportes do Jardim Nova Tupã também foi nomeado passando a se chamar de Complexo Esportivo José Guilhen. O homenageado, que chegou a Tupã na década de 1940, se destacou na atividade pecuária, contribuindo para o desenvolvimento local, além de se destacar também por ser membro do Conselho Deliberativo da Cooperativa dos Produtores de Leite da Alta Paulista (COPLAP) e também como fiscal do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A Rua 5, também do Jardim das Águas, recebe o nome de rua Lino Balarine da Silva. O homenageado, nascido em Marília, já trabalhou como ajudante de caminhão, auxiliar de farmácia, caminhoneiro e até corretor de veículos e imóveis, além de ter atuado com pecuarista e produtor rural em Tupã.

Outra homenagem, com indicação do vereador pastor Rudynei Monteiro, foi dada ao médico Dr. Antônio Nunes de Abreu Filho, que passa a dar nome às novas instalações da Unidade Saúde da Família construída no Jardim UNESP. O homenageado se formou pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em 1953, com especialização em cirurgia geral no Hospital das Clinicas de São Paulo, se mudando para Tupã em 1956, onde passou a trabalhar Sindicato Rural e também atuava como Clínico Geral no Antigo Hospital e Maternidade São Pedro, onde também exerceu os cargos de Diretor Clínico, Diretor Administrativo e Presidente.

Além disso, Antônio Nunes de Abreu Filho também atuou como Médico Perito do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), prestou serviços em várias cidades da região como Queiroz, Rinópolis e Iacri e a partir de 1992 começou a atender na Santa Casa de Tupã, onde permaneceu até sua morte em maio de 2011.

Na oportunidade, o prefeito Manoel Gaspar também assinou o decreto dá nome a Casa de Apoio a pacientes tupãenses atendidos por serviços de saúde na cidade de Marília.

O espaço, mantido pela Prefeitura de Tupã, é destinado ao acolhimento temporário de tupãenses atendidos pelos serviços de saúde, consultas e retornos médicos, passando a se chamar Casa de Apoio ao Cidadão Tupãense José Rodrigues de Souza.

No final das homenagens, Tadeu Arvelos, filho do homenageado Fernando Arvelos agradeceu a honraria e ainda comentou sobre a existência do pai e sua importância para o desenvolvimento de Tupã.

 
 
  Tup√£
História
Aspectos Geogr√°ficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px