0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
17 de Janeiro de 2017 - GOVERNO
Prefeito Ricardo prestigia posse do novo Chefe de Instrução do TG
Por: Assessoria de Comunicação

Criado há 72 anos, o Tiro de Guerra de Tupã (TG 02-043) conta, desde a última sexta-feira, com o primeiro Chefe de Instrução tupãense de sua história. O TG local passa a ser comandado pelo 1º Sargento Antônio Carlos Santos Júnior, que substitui o subtenente Renato Cardoso Machados dos Santos, que vai assumir o 1º Batalhão de Infantaria de Selva, em Manaus, estado do Amazonas.

A solenidade de transmissão do cargo contou com o prefeito Ricardo Raymundo; o delegado da 11ª Delegacia de Serviço Militar, tenente José Carlos Fernandes; secretários municipais, vereadores, além de várias autoridades civis e militares e representantes da comunidade.

Ao lado dos pais, e visivelmente emocionado, o novo Chefe de Instrução do TG local, sargento Júnior, relembrou a infância em Tupã, as dificuldades enfrentadas pela família e agradeceu a todos que o ajudaram a superar as adversidades.

“Gostaria de agradecer em especial ao Salvador Ponte, que acolheu minha família quando enfrentamos um momento de grande dificuldade e sempre me incentivou a estudar. Também gostaria de agradecer aos meus pais, a todos os meus professores e instrutores, que contribuíram para que eu me tornasse a pessoa que sou hoje”, homenageou.

Ele também falou da honra e orgulho em ser o primeiro tupãense a comandar o Tiro de Guerra de Tupã e se comprometeu a dar continuidade ao trabalho que vinha sendo realizado pelo subtenente Cardoso.

“É uma satisfação enorme poder voltar para casa depois de mais de 22 anos para comandar o Tiro de Guerra onde iniciei minha carreira militar. Estou realizando um sonho de garoto, um garoto de família humilde, mas que aprendeu a importância da força de vontade, da persistência e de lutar pelos seus objetivos. Espero servir de inspiração aos nossos jovens e dar continuidade ao belo trabalho realizado pelo subtenente Cardoso, que mostrou à população de Tupã e região que o Tiro de Guerra não só ajuda a levantar o brilho dos jovens e a forjar cidadãos de bem, mas também está aqui para servir à sociedade, participando ativamente de ações que contribuem para a melhoria da qualidade de vida em nossa cidade”, afirmou.

Após passar o comando do Tiro de Guerra de Tupã, o subtenente Cardoso agradeceu o apoio da família e a forma carinhosa que com que foi recebido na cidade. Ele destacou também que deixa o comando do TG com sentimento de dever cumprido e desejou pelo êxito ao sucessor.

“E com muita alegria e sentimento de dever cumprido que entrego o comando do Tiro de Guerra de Tupã ao tupãense sargento Júnior. Foi uma grande honra e um grande aprendizado estar à frente do TG de Tupã de 2015 a 2016 e agradeço a minha família que sempre me apoiou e esteve ao meu lado. Também gostaria de agradecer a receptividade do povo tupãense, a colaboração de todos os atiradores que trabalharam comigo nesses 2 anos, aos inúmeros amigos que fiz aqui e o apoio de toda a comunidade. Eu, que iniciei minha carreira militar no Tiro de Guerra de Araçatuba estou indo agora para o 1º Batalhão de Selva em Manaus e com certeza levarei muito de Tupã comigo”.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Capitão Gilberto Neves Cruz também elogiou o trabalho realizado pelo subtenente Cardoso e deu as boas vindas ao sargento Júnior. Acompanhado dos vereadores Alexandre Scombatti, Eduardo Edamitsu, Pastor Castilho, Renan Pontelli e Valter Moreno Panhossi, ele também destacou a importância do Tiro de Guerra para a formação dos jovens e afirmou que o Legislativo tupãense continuará à disposição do TG local.

Em seguida, o tenente José Carlos Fernandes, da 11ª Delegacia de Serviço Militar, saudou o novo Chefe de Instrução destacou a parceria e o trabalho conjunto realizado com o Tiro de Guerra, com o objetivo de levar os valores da formação militar aos jovens tupãenses. “E mesmo eu sendo forasteiro e o sargento Júnior sendo filho desta terra, gostaria de dar as boas vindas ao novo Chefe de Instrução do nosso Tiro de Guerra e que seu retorno a Tupã seja pleno de êxito a exemplo do que tem sido sua carreira militar”, elogiou.

O vice-prefeito Caio Aoqui, que não pôde comparecer à solenidade por estar representando Tupã no encontro da Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (APRECESP) na cidade de Brotas, encaminhou ofício agradecendo o subtenente Cardoso pelos relevantes serviços prestados à comunidade tupãense, como o plantio de 200 mudas de árvores nativas; e desejando boas vindas e sucesso ao sargento Júnior.

Finalizando a solenidade, o prefeito Ricardo Raymundo, primeiro ex-atirador a chegar ao comando do Executivo tupãense, destacou o fato do TG local contar com seu primeiro Chefe de Instrução tupãense. Ele também falou sobre a importância do Serviço Militar, que acaba contribuindo para a formação dos jovens como uma verdadeira escola de liderança, civismo e cidadania.

“Como é gostoso ver pessoas que foram para fora voltando pra casa. O sargento Júnior é o primeiro tupãense a assumir nosso Tiro de Guerra e eu tenho a honra de ser o primeiro prefeito a ter feito o Tiro de Guerra. Como atirador, sei que o Tiro de Guerra é uma escola de liderança, uma escola de cidadania e civismo, onde aprendemos a fazer e a respeitar amigos, aprendemos a importância da disciplina e do amor à pátria e principalmente aprendemos valores essenciais para nos tornarmos cidadãos de bem. Valores que levamos para a vida toda e que acabam norteando nossa vida pessoal e profissional”.

Ricardo também comentou sobre atuação social do Tiro de Guerra, sempre presente em ações e campanhas que impactam positivamente a vida da população, e garantiu que o objetivo do governo municipal é manter e, de acordo com as possibilidades, ampliar a parceria com o TG local.

“Além da formação militar o Tiro de Guerra incentiva o jovem a ter uma maior participação e envolvimento em ações que ajudam a melhorar a nossa cidade, seja em campanhas de saúde pública, como combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungya e zika, seja na campanha do agasalho ou mesmo em situações críticas como enchentes e alagamentos. Por isso, estamos à disposição do Tiro de Guerra para mantermos sempre essa parceria que traz tantos benefícios à nossa população”, finalizou.

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px