0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
23 de Janeiro de 2017 - Assistência Social
Famílias devem atualizar dados do Cadastro Único em Tupã
Por: Assessoria de Comunicação

As famílias de baixa renda que fazem parte dos programas sociais do Governo Federal devem realizar a atualização do cadastro em caso de alteração na situação de trabalho de qualquer um dos membros que compõe o domicílio e que altere a renda mensal familiar.

O programa conta com ações intersetoriais envolvendo principalmente as Secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde, e também a Conselho de Instância Social, oferece uma série de benefícios às famílias de baixa renda do município.

De acordo com o coordenador do Cadastro Nacional de Saúde em Tupã, Márcio Lira, a atualização deve ser realizada nos casos de nascimento ou morte na família, saída ou entrada de integrante no domicílio, mudança de endereço, ano ou série escolar, transferência de escola e, aumento ou diminuição de renda ou despesas.

“É necessário que as famílias procurem sempre nos informar em casos de qualquer mudança, pois, se o cadastro não for atualizado nesse período, a família não poderá participar dos programais sociais e, se a mesma já for beneficiária, poderá perder o benefício”, explicou.

Márcio informou também que nos casos que não ocorrerem nenhuma modificação na situação da família, o recadastramento deverá ser feito obrigatoriamente a cada 2 anos. Porém, mesmo aqueles que não são beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF) devem manter os cadastros sempre atualizados.

O coordenador do programa em Tupã informou que o Cadastro Único é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Nele são registradas informações como: características do domicílio, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda entre outras. 

O coordenador finalizou informando que alguns programas sociais como Programa Bolsa Família, da Tarifa Social de Energia Elétrica, alíquota reduzida para contribuição ao INSS, BPC (Benefício de Programação Continuada), Pronatec, Carteira do Idoso, ID Jovem, Isenção na Taxa de Inscrição em Concursos Públicos Federal, só se concede benefícios para essas famílias quando o cadastro está atualizado.

“É através deste cadastro que o Governo conhece as necessidades das famílias e assim, pode contribuir para uma melhoria na vida da população como Unidades de Saúde, Creches, Escolas e outras. Por isso ressalto o quanto é essencial que as famílias inscritas no Cadastro Único assumam esse compromisso de atualizar os dados e nos mostrar informações que sejam verdadeiras”, finalizou.

Para mais informações, as famílias devem procurar pelo Cadastro Único e fazer um agendamento para nova entrevista, na rua Tapajós, 999 de segunda a sexta-feira das 7 às 15h30. O telefone para contato é 3491 4610.

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px