0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
25 de Janeiro de 2017 -
Departamento de Tributação melhora arrecadação municipal
Por: Assessoria de Comunicação

O Departamento de Tributação da prefeitura desempenha um importante papel não só no lançamento dos tributos municipais, mas também na ampliação da arrecadação municipal.

De acordo com o diretor do departamento, Arnaldo de Barros, todos os anos a equipe de cadastradores, de posse da relação dos novos projetos comerciais e residenciais aprovados pela municipalidade, realizam minucioso trabalho de acompanhamento das construções.

“Os cadastradores realizam diligências em cada imóvel para constatar em que fase se encontra a edificação; se foi apenas iniciada, se está em andamento ou se já foi concluída. Quando a edificação estiver concluída é realizada uma medição da obra em sua totalidade, com todas suas características visando o lançamento anual do Imposto Predial Urbano e as Taxas de Coleta de Lixo e Prevenção Contra Incêndio”, explicou Arnaldo.

O diretor do Departamento de Tributação informou também que trabalho de campo desenvolvido pelos cadastradores no ano passado resultou na conversão do lançamento do Imposto Territorial Urbano (ITU) para Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 145 novas unidades prediais, o que representa um aumento de aproximadamente R$ 200 mil na receita pública municipal para o exercício de 2017.

Arnaldo destacou ainda que embora haja um cenário de aparente crise econômica, o volume de novos projetos de construção, regularização e reformas que tramitam na Prefeitura podem ser considerados razoáveis, mantendo satisfatoriamente as atividades de técnicos, arquitetos e engenheiros.

A Diretoria de Tributação também orienta os contribuintes proprietários ou possuidores de imóveis que ainda não tenham nome atualizado no cadastro para que regularizem o façam o mais rápido possível para que o lançamento do IPTU fique compatível com os dados cadastrais no sistema tributário.

O contribuinte pode se regularizar sem custo algum, devendo comparecer à Central de Atendimento munido da cópia da Escritura Pública ou Contrato de Compra e Venda devidamente registrado.

Arnaldo enfatizou, entretanto, que para esta finalidade não são admitidos os famosos "contratos de gaveta" que ainda não tenham o reconhecimento jurídico em cartório de notas ou de registro.

 “No caso do carnê do Imposto Territorial Urbano, além da atualização de nome, o proprietário pode deixar como referência o endereço para correspondência que certamente o carnê será entregue pelo correio exatamente no CEP declarado no Cadastro Imobiliário Urbano”, finalizou.

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px