0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
07 de Fevereiro de 2017 - Assistência Social
Prefeitura e comunidade realizam plantio de árvores no Nova Tupã
Por: Assessoria de Comunicação

A prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a Caixa Econômica Federal realizou na manhã do último plantio de árvores no ginásio de esportes do Nova Tupã.

A ação, que faz parte do projeto Trabalho Técnico Social de Drenagem de Águas Pluviais, iniciado no ano passado, contou com a participação do prefeito Ricardo Raymundo; vice-prefeito Caio Aoqui, dos secretários municipais Ana Cláudia Lavagnini da Costa, de Assistência Social; Afonso Ponce, de Agricultura e Meio Ambiente e Marco Pinheiro, de Esportes.

A atividade, que ainda contou os vereadores Capitão Neves e Eduardo Edamitsu e do fotógrafo Eduardo Dantas, do Clube da Árvore, foi marcada pelo plantio de diversas plantas nativas ao redor do ginásio. Além de ajudar a plantar as mudas o público também recebeu orientações de como ajudar a cuidar e preservar as plantas.

O prefeito Ricardo Raymundo falou sobre a importância do Trabalho Técnico Social de Drenagem de Águas Pluviais tem por objetivo proporcionar melhores condições de vida aos moradores dos conjuntos habitacionais “Jamil Dualibi" e "Papa João Paulo II”, que recentemente receberam obras de infraestrutura e destacou a importância da conscientização ambiental, principalmente das crianças e adolescentes.

 “A população, sobretudo as futuras gerações, precisam saber a importância de se preservar e respeitar o meio ambiente. Hoje em dia estamos enfrentando muitos problemas causados pela degradação ambiental, como a destruição de várias pontes e estradas como a vicinal Tupã-Queiroz , causadas pela falta da mata ciliar. Sem ela a enxurrada vem com força, destruindo ponte, asfalto e tudo que estiver em seu caminho”.

Para o prefeito, além de ajudar na conscientização ambiental, o plantio de árvores também representa um ato de civismo, contribuindo também para a formação social dos jovens. “Esse tipo de atividade é importante porque mostra não basta só plantar, temos que cuidar. Da mesma forma que não é só fazer um filho e colocar no mundo. Temos que proteger, preservar e acompanhar nossas crianças. As árvores também requerem carinho, atenção e cuidado. E ensinando os jovens a serem responsáveis pelo ambiente em que vivem, ensinando eles a cuidar da natureza também, estaremos ensinando a respeitar os pais, amigos. Ou seja, essa ação ambiental também refletir positivamente no âmbito social”, analisou.

O vice-prefeito Caio Aoqui, Caio Aoqui, ressaltou a importância da participação dos jovens e das lideranças comunitárias, que ajudarão a disseminar o conhecimento obtido durante a atividade. Ele, que realizou voluntariamente o planto de mais de 1.300 árvores em Tupã, após ter sido eleito vereador nas eleições de 2012, também falou os benefícios que a arborização promove na qualidade de vida no município.

“É motivo de muita alegria a poder participar de ações como esta, que ajudam a difundir a importância da preservação do meio ambiente e do plantio de árvores. Tive a honra de poder plantar mais de 1.300 árvores durante o mandato de vereador e pude aprender a fundo os benefícios que a arborização promove na cidade. O plantio de árvores não só ajuda a combater alagamentos e erosões, mas também minimiza a força dos vendavais e além disso melhora a qualidade do ar que respiramos e ajudar a tornar o clima mais ameno e agradável, o que reflete diretamente na melhoria da qualidade de vida no nosso município”, afirmou.

A secretária de Assistência Social, Ana Cláudia Lavagnini da Costa, agradeceu o apoio das secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, que forneceu as mudas para o plantio e de Esporte, que cedeu o ginásio para a realização da atividade. “Também gostaria de agradecer o apoio das associações de bairro e da comunidade, que ajudou a escolher o local do plantio para que possa ajudar a cuidar das árvores que estão sendo plantadas hoje”.

Ela finalizou falando sobre a importância do Trabalho Técnico Social de Drenagem de Águas Pluviais, que ajuda a educar e conscientizar os moradores para que possam adotar novos hábitos e comportamentos que vão contribuir para melhorar as condições ambientais e a qualidade de vida nos dois conjuntos habitacionais.

“Ajudando a mudar a mentalidade das pessoas, através de informações e conhecimento, estamos ajudando a elas a ter outras atitudes. Por isso acreditamos que esse tipo de trabalho realmente poderá trazer bons frutos para a comunidade”, afirmou.

A Gestora Técnica do Senac, Cássia Regina, lembrou que além do plantio, o Trabalho Técnico, também contou com palestras e oficinas, que tiveram por objetivo fazer com que a população tenha mais consciência sobre sua parcela de responsabilidade para manutenção da qualidade ambiental e qualidade de vida na comunidade em que vive.

“O trabalho também contou com oficina de mini-hortas e abordou questões como drenagem urbana, resíduos sólidos. São ações que buscam incentivar os moradores para que ajudem a cuidar da infraestrutura do bairro e da cidade, evitando hábitos corriqueiros que trazem grandes transtornos e prejuízos como jogar lixo em locais inadequados ou contribuir com o desmatamento”, concluiu. 

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px