0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
10 de Fevereiro de 2017 - AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE
Projeto “De Olho no Óleo” coleta mais de 4 mil litros em 2016
Por: Assessoria de Comunicação

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente divulgou nessa semana o balanço anual do projeto “De Olho no Óleo”, que esse ano completará 4 anos de sua criação.

Segundo o secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Afonso Ponce, o projeto visa incentivar a população a dar uma destinação ambientalmente correta ao óleo de cozinha usado.

Além disso, o projeto prevê também a redução da quantidade de óleo jogado indevidamente no esgoto, evitando a contaminação do meio ambiente com a ampliação de pontos estratégicos de coleta no município.

“Muitos estabelecimentos comerciais, restaurantes, lanchonetes, hotéis, e outros, jogam o óleo comestível usado na rede de esgoto e ele é um material de difícil degradação no meio ambiente que não se dissolve e nem se mistura com a água. Na rede de esgoto o óleo também é muito prejudicial, pois ele causa entupimentos que para limpar são usados produtos químico que aumentam ainda mais os problemas com a poluição ambiental, ou seja, quando o cidadão faz esse trabalho de troca com a gente ele está fazendo um grande bem para o ecossistema”, conta.

De acordo com dados da Secretaria, no ano de 2016 o projeto coletou 4.435 mil litros de óleo de cozinha usado. Somente neste início de ano, já foram coletados 221 litros.

Segundo o secretário, qualquer pessoa pode participar do projeto, para isso basta reunir quatro litros de óleo de cozinha usado e trocar por um litro de óleo novo para consumo. O produto pode ser trocado em qualquer PSF do município.

“A cada quatro litros de óleo usado, dão direito a um litro de óleo novo para o consumo, sendo que todo o óleo recolhido será encaminhado para a empresa Granol para ser transformado em biodiesel”, explica.

Ele ainda lembra que além do projeto proporcionar economia à população e preservação do meio ambiente, no âmbito social ainda proporciona melhor qualidade de vida para as pessoas, através das melhorias ambientais.

“O reuso de materiais recicláveis é uma das melhores formas de contribuir com o Meio Ambiente. Quatro litros de óleo de cozinha usados podem fazer uma grande diferença tanto para a população quanto para o meio ambiente, pois além de economizar trocando óleo usado por um novo, o projeto também proporciona segurança para o meio ambiente, pois uma vez que o óleo não é jogado nos encanamentos o solo e as mananciais ficam descontaminadas pelo produto”, ressalta.

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px