0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
15 de Fevereiro de 2017 - DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Procon divulga balanço positivo das ações realizadas em janeiro
Por: Assessoria de Comunicação

O Procon de Tupã, órgão vinculado à Prefeitura por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, divulgou um balanço das ações realizadas em janeiro de 2017 e o relatório de desempenhos, reclamações e decisões fundamentadas de cada processo aberto pelos consumidores e fornecedores tupãenses.

De acordo com o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Marcus Zanelato, somente nos primeiros 30 dias foram registrados 128 atendimentos preliminar, 61 CIP (carta de informação preliminar) e outros 40 direcionamentos para atendimento específico, totalizando 229 atendimentos, abrangendo consultas, orientações, reclamações, atendimentos telefônicos e envios de carta de informação preliminar.

O balanço revela também um aumento positivo de 95% no número de aproveitamento e resultados obtidos através dos atendimentos do mês de janeiro.

Segundo Marcus, a área que liderou foi a de serviços, seguida por assuntos financeiros e produtos. “Serviço é qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remuneração, abrangendo os de natureza bancária, financeira, de crédito e securitária. Portanto, é tudo que o consumidor paga para ser feito, desde telefonia celular e bancos, até comércio local”, disse.

Segundo o secretário, esse crescimento no número de atendimentos no se deve as compras de fim de ano, onde os consumidores, com o objetivo de evitar filas e espera no atendimento, acabam optando pelas compras virtuais e quando o produto não chega o PROCON é o único órgão onde recorrer.

“O mês de janeiro geralmente é muito conturbado, pois as pessoas compram mais em dezembro do que em qualquer outro mês do ano, e quando passa o mês e o presente não chega todos recorrerem ao Procon, que é a medida certa a ser feita, porém algumas medidas preventivas poderiam ajudar nesse processo de compras de fim de ano, a primeira delas e a mais importante é pesquisar bastante para saber se o site onde existe o produto desejado é de confiança”, orienta.

De acordo com Marcus, o crescimento no número de atendimentos se deve também ao novo modelo de gestão que está sendo oferecido à população de Tupã, isto é, capacitando seus servidores e trazendo uma política de esclarecimento e conscientização da legislação para o consumidor.

“Os consumidores estão cada vez mais informados e preparados para lidar com as diversas situações enfrentadas no dia a dia. O Procon também desenvolve trabalhos de conscientização com os fornecedores, que têm respeitado mais os diretos dos consumidores. Nosso interesse é reforçar os trabalhos de educação para o consumo consciente, e reduzir ainda mais o número de consumidores que recorrem ao Procon”, completa.

Ele explica ainda que o trabalho do Procon é voltado para as questões que envolvem relação jurídica de consumo, regulamentada pelo Código de Defesa do Consumidor.

“O Procon atende, informa e ajuda o consumidor”, resume. A sede do Procon fica na Praça da Bandeira, 291, centro. O atendimento é feito de segunda a sexta, das 7h30 às 14h30. Mais informações pelo telefone 3491-5395.

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px