0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
16 de Fevereiro de 2017 - PLANEJAMENTO
Prefeitura realiza estudo para reestruturar transporte coletivo
Por: Assessoria de Comunicação

A prefeitura, por meio da Secretaria de Planejamento, deu inicio aos estudos para requalificação do sistema de mobilidade urbana. O trabalho é uma das prioridades do plano de governo da nova gestão, já que o desenvolvimento econômico e social da cidade está diretamente ligado à mobilidade.

“À medida que a cidade expande seus limites urbanos, as distâncias percorridas no dia a dia aumentam junto com a malha viária. E quanto mais vias são construídas, mais carros são colocados em circulação, e geralmente em quantidade superior ao suportado pela infraestrutura existente. Isto acaba aumentando os problemas de mobilidade ao invés de solucioná-los”, explicou Jeane Rosin, secretária de Planejamento.

 Ela informou também que o Ministério das Cidades, por meio da Lei de Mobilidade, estabelece parâmetros e diretrizes para as cidades garantirem um desenvolvimento urbano sustentável. E entre esses parâmetros, destaca Jeane, os meios de locomoção não motorizados (pedestres e ciclistas) e o transporte coletivo são considerados prioritários em relação aos automóveis particulares.

A secretária revelou ainda que o plano de requalificação do sistema de mobilidade urbana será iniciado pelo transporte coletivo urbano, que atualmente não tem atendido às necessidades da população.

“O transporte coletivo urbano é definido pela Constituição Brasileira como um serviço público essencial e por isso deve ser eficiente e extremamente confiável. Por este motivo, a Prefeitura de Tupã, através da Secretaria de Planejamento, está realizando um estudo para reestruturar as linhas de transporte coletivo municipal”, disse.

Jeane enfatizou, entretanto, que a prefeitura só terá condições de reestruturar o serviço com a colaboração e participação dos cidadãos que se deslocam diariamente pelas vias de Tupã, independente do modo de transporte utilizado.

Ela esclareceu que para estabelecer critérios para requalificar o sistema de mobilidade urbana de uma cidade, é necessário inicialmente caracterizar as viagens realizadas dentro dos limites urbanos quanto à frequência e o tipo de transporte utilizado.

Para obter esses dados a prefeitura vai disponibilizar a toda população uma pesquisa simplificada de origem e destino. “A pesquisa de origem e destino consiste na captação de dados sobre as viagens realizadas no dia a dia dentro da cidade, tais como horário de saída, local de origem, modo de transporte utilizado, horário de chegada e local de destino”.

De acordo com Jeane, as informações obtidas na pesquisa serão sistematizadas e organizadas, de forma a detectar pólos geradores de tráfego e compreender a demanda real e os principais pares de origem e destino. “A partir daí será possível traçar novas linhas de transporte coletivo e reorganizar os outros modais de acordo com a demanda atual para atender de fato a população”, avaliou.

Para participar da pesquisa de origem e destino basta acessar o site na prefeitura (www.tupa.sp.gov.br) e clicar no banner/link para acessar o formulário online e responder às perguntas. O link para acessar a pesquisa também estará disponível no facebook da prefeitura (www.facebook.com/Prefeitura.Tupa)

Segundo a Secretaria de Planejamento a população ainda poderá participar da pesquisa digitando o endereço goo.gl/forms/J9kVUva4jrsWPOx53 em um navegador. “Já o morador interessado em participar da pesquisa que não possuir acesso à internet deve procurar a Secretaria de Planejamento. A participação de todos é extremamente importante e indispensável”, convidou Jeane.

 

 Transporte Ativo

Além da reestruturação das linhas de transporte coletivo, os urbanistas da prefeitura também já estão estudando locais para futura implantação de ciclovias e ciclofaixas, garantindo a prioridade dos meios de transporte não motorizados sobre os motorizados, obedecendo ao Plano de Mobilidade Municipal e à Lei de Mobilidade Urbana.

“A implantação de trechos preferenciais ou exclusivos para ciclistas irá beneficiar a população que utiliza a bicicleta para se deslocar pela cidade, e incentivará outras pessoas a adotarem este meio de transporte, reduzindo o fluxo de carros na cidade e melhorando a qualidade de vida da população através do deslocamento ativo e da redução da poluição sonora e atmosférica”, concluiu a secretária de Planejamento.

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px