0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
17 de Fevereiro de 2017 - PREFEITO
Prefeito recebe representantes do Conselho de Medicina Veterinária
Por: Assessoria de Comunicação

O prefeito Ricardo Raymundo recebeu, na manhã de ontem, membros do Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo e membros da coordenação do curso de medicina veterinária da Universidade de Marília (UNIMAR).

Estiveram presentes na reunião o Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo, Mário Eduardo Pulga, o Coordenador do Curso de Medicina Veterinária da Universidade de Marília e também Conselheiro Efetivo do Conselho Regional de Medicina Veterinária, Fábio Manhoso, o veterinário Valdir Brandão e o Vereador Alexandre Scombatti, que mediou o encontro, além de autoridades, convidados e a imprensa local.

De acordo com o prefeito Ricardo Raymundo, a visita teve como objetivo principal buscar e realizar uma parceria entre a Prefeitura e o curso de medicina veterinária da UNIMAR, por meio do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo, para a realização de projetos educativos e preventivos da saúde animal.

“Tivemos uma reunião muito construtiva com os conselheiros regionais de medicina veterinária do Estado e ficamos muito contentes com a possibilidade de firmar novos convênios com o curso de medicina veterinária da Unimar. Conversamos sobre a possibilidade de implantar em Tupã alguns projetos de prevenção de maus tratos de animais de rua e também de realização de castração de baixo custo para as famílias que contém uma renda menor”, contou.

Segundo Ricardo, durante o encontro também foi frisado sobre a importância de desenvolver ações preventivas com os animais de ruas, que também sanaria diversos problemas de saúde pública.

“Infelizmente existem pessoas no mundo que não são conscientes sobre o abandono e o quanto essa ação pesa na sociedade. Quando adotamos um animal é para cuidar e dar amor, mas não é bem assim que acontece, pesquisas revelam que 70% dos animais quando viram adultos são abandonados pelos seus donos, causando um grande transtorno para a prefeitura e a sociedade, pois esse animal abandonado vai sofrer maus tratos, vai entrar no cio e procriar e, principalmente, vai adquirir doenças que muitas vezes pode até afetar os humanos, como a leishmaniose, a raiva e outros”, explicou.

O prefeito ainda contou que a parceria com a Unimar e o Conselho Regional de Medicina Veterinária vem para combater tanto o problema de saúde animal quanto o de abandono, realizando campanhas para o controle animal, com programas de castração, e também, fazendo um trabalho nas escolas, ensinando as crianças sobre a responsabilidade de se ter um animal.

Para finalizar, ele ainda agradeceu a visita do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo e também ao Vereador Alexandre Scombatti por levantar medidas, junto ao executivo, que promovam a prevenção da saúde pública.

“Agradeço a atenção do Dr. Mário Eduardo Pulga, do Dr. Fábio Manhoso, do veterinário Valdir Brandão, das autoridades que estiveram presentes e, principalmente, do Vereador Alexandre Scombatti, que intermediou esse encontro e demonstrou grande interesse pela saúde pública e saúde animal de Tupã”, agradeceu.

De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Laércio Garcia, a parceria prevê também o retorno de campanhas com a que era realizada com o Centro de Zoonoses, onde eram realizados eventos de adoção, campanhas de castração e distribuição de material informativo como folders e palestras em escolas.

“O conselho de medicina veterinária trará para o município um acervo de material educativo, que também será exposto no site da Prefeitura, com informações de como realizar o controle de natalidade do animal, quem poderá participar do projeto de castração e inclusive informações de como adotar um pet”, salientou.

Segundo o Vereador e mediador do encontro, Alexandre Scombatti, a parceria é muito importante não só para o poder público, como também para a população, já que por meio de projetos do Conselho e da Unimar, a população poderá obter inúmeros benefícios.

“Falar sobre a saúde pública e a saúde animal são assuntos que devemos discutir sempre. Nós sabemos que o secretário de Saúde faz um bom trabalho para a prevenção, mas a população também deve criar consciência de temas como o abandono, maus tratos e doenças que os animais de rua podem trazer a sociedade. A ideia é aperfeiçoar essa parceria e discutir alternativas que beneficiarão a saúde pública”, concluiu.

Na oportunidade, o Coordenador do Curso de Medicina Veterinária da Universidade de Marília, Fábio Manhoso, falou sobre a importância de realizar medidas preventivas com a saúde pública e animal e ainda ressaltou a importância da parceria entre a prefeitura, o conselho e a Unimar.

“Nosso objetivo hoje foi apresentar um trabalho muito importante ao prefeito e ao secretário de Saúde um trabalho de assessoria do conselho regional e tudo que envolva a questão da saúde animal e ambiental, que muitas vezes reflete até na saúde das pessoas. Queremos trazer para Tupã ações que já são realizadas em Marília pelos alunos do curso de medicina veterinária, como campanhas de vacinação anti-rábica, eventos técnicos, realizar exposições na Exapit e outros eventos para resgatar a participação da população e ampliar e ajuda a vida animal”, ressaltou.

Para finalizar, o Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado, Mario Eduardo Pulga, falou sobre parcerias para a região e ainda revelou futuros projetos para o município.

“Nós estamos na região desde ontem conversando com os prefeitos e secretários sobre disponibilizar conhecimentos em prol a saúde pública. Por muitas vezes nós vemos que as autoridades municipais necessitam de uma orientação com relação a uma política publica, com relação aos animais e o nosso trabalho é realizar esse aconselhamento. Queremos trazer para Tupã um projeto de conscientização sobre o trabalho da zoonoses e desenvolver mutirões de castração sem custo nenhum para a Prefeitura, ou seja, queremos encaminhar a população para o conhecimento sobre a saúde animal”, finalizou.

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px