0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
21 de Fevereiro de 2017 - TURISMO
Prefeitura amplia horário de atendimento do PIT
Por: Assessoria de Comunicação

A prefeitura, através da Secretaria Municipal de Turismo, realizou no último sábado, a reabertura oficial do Posto de Informações Turísticas (PIT).  O evento contou com a participação de autoridades municipais, membros Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), representantes do setor de turismo e população em geral.

Inaugurado no dia 28 de junho de 2006, como instrumento de desenvolvimento e fortalecimento da atividade turística, o PIT permaneceu fechado nos últimos meses e foi reaberto pelo novo governo atendendo à reivindicação do COMTUR e do Poder Legislativo, que defenderam a necessidade de Tupã, como Estância Turística, disponibilizar serviço de informação e orientação de seus visitantes.

Durante a solenidade, o prefeito Ricardo Raymundo, agradeceu o trabalho realizado pelo vice-prefeito Caio Aoqui, que vem desenvolvendo um grande trabalho à frente três secretarias municipais (Turismo, Relações Institucionais e Cultura), sem acúmulo de vencimentos, contribuindo para a reorganização financeira e administrativa da prefeitura.

“O Caio Aoqui está sendo um grande parceiro. Além de vice-prefeito, tem nos ajudando como secretário de Turismo, Relações Institucionais e de Cultura, ajudando o governo a economizar e a botar a casa em ordem. E uma das primeiras tarefas foi a reabertura do Posto de Informações Turísticas, o PIT, que volta a atender não só aos visitantes, mas também à própria população de Tupã, que muitas vezes necessitam de informações sobre atrativos turísticos ou de algum estabelecimento ligado ao turismo”, afirmou Ricardo.

O chefe do Executivo também defendeu a importância da união e parceria envolvendo o COMTUR, o poder público e a iniciativa privada, além do envolvimento da comunidade para que o turismo possa atrair cada vez mais visitantes à nossa cidade e gerar mais renda e empregos para nossa população.

“Vamos, diante das possibilidades, dar um suporte maior para divulgar nosso turismo, através de mapas, folders e materiais informativos. Mas além disso, é fundamental a parceria e o trabalho conjunto com os conselhos municipais, com os empresários do setor e a comunidade, trazendo críticas e sugestões que possam fortalecer ainda mais nosso turismo”, afirmou.

Já o vice-prefeito e secretário de Turismo, Caio Aoqui, lembrou que a reabertura do PIT foi uma das reivindicações apresentadas pelo COMTUR e pelo vereador Eduardo Edamitsu e agradeceu o apoio do prefeito Ricardo Raymundo, que não mediu esforços para viabilizar o pedido. 

"Assim que recebemos o pedido de reabertura do PIT feito pelo COMTUR e pela Câmara Municipal, através do vereador Eduardo Edamitsu, iniciamos os trabalhos para viabilizar a reabertura do posto. Com apoio do prefeito Ricardo Raymundo conseguimos os funcionários que vão atender no local, que é a Cristhiane e o Matheus. Eles passaram quatro semanas visitando os atrativos turísticos e os empreendimentos ligados ao turismo para conhecer in loco e ter melhores condições de informar o público”.

Caio destacou também que além de reabrir o PIT, a prefeitura está ampliando o horário de funcionando, que será de quarta a domingo, das 12 às 18 horas. “Antes o PIT funcionava somente no horário de expediente da prefeitura, ficando fechado justamente nos dias de maior movimentação de turística, que são os finais de semana e feriados, o que é equivalente a um restaurante ficar fechado justamente na hora do almoço”, explicou.

O secretário de Turismo também se comprometeu a destinar, de acordo com a possibilidade da prefeitura, maior apoio aos empreendedores do setor. “O trabalho de fortalecimento do turismo não é uma responsabilidade apenas da prefeitura, mas de toda a comunidade. Por isso é essencial a parceria não só da comunidade e da iniciativa privada, mas também de outras instâncias do poder público. Da nossa parte, vamos tentar ajudar a fomentar o turismo, não através de recursos, mas através de ações que possam divulgar nossos atrativos para que possam atrair mais público. Por isso, nossa intenção é estruturar gradativamente o PIT para que ele possa oferecer um atendimento cada vez melhor”.

Também presente à solenidade, o presidente do COMTUR, Mário Vieira dos Santos elogiou a prefeitura pela reabertura do posto, que segundo ele representa o início de uma nova para PIT.

“A reabertura do PIT e em novo horário de atendimento será de grande importância, principalmente agora às vésperas do carnaval, quando certamente muitas pessoas vão procurar esse local para pedir informações sobre os locais turísticos que a cidade tem a oferecer”.

O presidente do COMTUR também elogiou a parceria do poder público e iniciativa que resultou na realização do 1º Tour Empresarial, realizado na manhã do último sábado. “Nós agradecemos de coração a prefeitura e aos empresários de Tupã que estão dispostos a enfrentar essa nova caminhada em prol do turismo tupãense. É com a união de forças que vamos conseguir fazer nosso turismo cada vez mais forte, capaz de atrair cada vez mais visitantes e gerar cada vez mais empregos e renda”, finalizou.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Eduardo Edamitsu destacou a importância do PIT e agradeceu ao prefeito Ricardo e ao vice Caio por atender sua primeira reivindicação como vereador, viabilizando a reabertura do PIT.

“Além de prestar informações e orientações aos visitantes, o PIT também pode manter um banco de dados dos turistas, coletando informações que podem contribuir para a elaboração de políticas públicas voltadas ao turismo. Por isso, gostaria de deixar meus agradecimentos e contar sempre com a colaboração de todos, através de sugestões parta que a gente possa estar fomentando o turismo na cidade”, agradeceu.

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px