0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
22 de Fevereiro de 2017 - SAÚDE
Secretaria de Saúde realiza 1ª avaliação de densidade larvária do ano
Por: Assessoria de Comunicação

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio dos agentes de combate a endemias, iniciou nesta semana a primeira Avaliação de Densidade Larvária (ADL) de 2017. A ação visa realizar um levantamento dá infestação do mosquito Aedes aegypti no município por meio de vistorias em imóveis selecionados através de sorteio.

De acordo com a enfermeira do Setor de Combate a Endemias, Juliana Ueji, as vistorias estão sendo realizadas de forma aleatória. A avaliação tem como objetivo avaliar o impacto das ações de controle ao mosquito, realizadas continuamente na cidade.

Segundo ela, 12 agentes de combate às endemias estão percorrendo bairros do município e farão a vistoria em aproximadamente 1000 imóveis, seguindo a metodologia indicada pela SUCEN.

“Nosso objetivo é realizar um levantamento e avaliar os níveis de infestação de larvas do mosquito Aedes aegypti em diferentes regiões da cidade. Essa medida serve para identificar onde há maior predominância e o tipo de criadouro, recipiente que possam acumular água, mais comum em cada região. Outra finalidade é verificar o impacto das ações de controle do mosquito, realizadas continuamente nos últimos meses, podendo assim reformular ou intensificar as ações”, explanou.

A enfermeira ainda explicou que com base nos dados obtidos através da avaliação, serão definidas as estratégias de combate à doença no próximo período como, por exemplo, redirecionar e intensificar algumas medidas ou alterar as estratégias de controle do mosquito adotadas pelo município.

Segundo ela, para que o levantamento seja o mais preciso possível, é imprescindível a colaboração e participação da população, permitindo que os agentes entrem nos imóveis e façam a verificação. Todos os agentes estarão devidamente uniformizados e identificados.

            Segundo os últimos dados da Secretaria Municipal de Saúde, realizados até o dia 20 de fevereiro, atualmente foram realizadas pelos agentes de combate a endemias e os agentes comunitários de saúde 17.311 vistorias em residências, terrenos baldios, prédios públicos e estabelecimentos comerciais. Vale ressaltar que até o momento, o município não contabilizou nenhum caso de dengue, zika, chikungunya ou febre amarela nesse ano.

“A melhor forma de evitar todas essas doenças transmitidas pelo Aedes aegypti é a prevenção. A população tem papel fundamental para que isso ocorra, sendo essencial evitar água parada dentro de casa ou no local de trabalho para que não haja a formação de criadouros do mosquito” finalizou.

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px