0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
02 de Março de 2017 - SAÚDE
Secretaria de Saúde inicia campanha de prevenção contra tuberculose hoje
Por: Assessoria de Comunicação

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia hoje a campanha de prevenção à tuberculose. Os trabalhos se estendem até o dia 20 de março e as ações são realizadas também para marcar o Dia Mundial de Combate à doença, celebrado no dia 24.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Laércio Garcia, durante a campanha, todas as unidades realizarão buscas de novos casos de tuberculose e em especial ao público institucionalizado.

“As unidades de saúde também realizarão busca em algumas instituições como Casa dos Velhos, Cervida, Clínica Dom Bosco e Residência Terapêutica. Além disso, os profissionais também realizarão buscas de sintomas respiratórios e tosse há mais de 15 dias. Na campanha será realizada apenas uma coleta de escarro, já que na rotina são duas doses”, disse.

Laércio explicou que os funcionários foram capacitados na última sexta-feira e os agentes comunitários serão grandes aliados para fazer o trabalho casa a casa e encaminhar os suspeitos para as unidades de saúde.  

De acordo com ele, o principal objetivo da campanha é identificar precocemente os casos de tuberculose, já que quando o diagnóstico acontece ainda no hospital é porque a doença já se agravou.

Laércio explicou também que quando a tuberculose é tratada corretamente em cura, porém, quando o tratamento é iniciado não pode ser interrompido.

“Mesmo o tratamento sendo longo, a doença tem cura quando é tratada de forma correta e sem interrupção durante o tratamento, pois a doença volta ainda com mais força se interrompido. É necessário também um acompanhado diário ou no mínimo três vezes por semana a tomada da medicação que é gratuita e disponibilizada em qualquer unidade de saúde”, explicou.

Segundo o secretário, a doença é identificada pelo exame do escarro, secreção que é eliminada com a tosse. Em caso positivo, o tratamento começa imediatamente. A entrega da medicação é mensal, após a consulta de acompanhamento e o tratamento dura seis meses.

O secretário finalizou informando que atualmente existem cinco casos de tuberculose em tratamento, sendo um na 1ª fase, 1 em profilaxia e 3 casos na 2ª fase. Além de 7 pessoas aguardando o resultado.

“Se tratando do número da população do nosso município, nós acreditamos que muitos não estão diagnosticados, por isso é importante a realização dessa campanha”, finalizou.

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px