0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
03 de Março de 2017 - DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Procon de Tupã amplia horário de atendimento ao público
Por: Assessoria de Comunicação

Com a proposta de implantar um atendimento mais acessível e próximo da comunidade, o Procon de Tupã tem adotado ações diferenciadas, entre elas, ampliar o horário de atendimento ao público.

O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Marcus Zanelato, explica que a medida foi tomada para melhorar o atendimento e garantir que mais pessoas consigam ser atendidas.

“O consumidor que procura o Procon necessita de uma atenção especial já que ele recorreu a todos os meios e não teve seu problema resolvido. Por isso, o objetivo de ampliar o horário de atendimento é facilitar o diálogo entre o órgão, consumidores e empresários, oferecendo novas oportunidades para os empresários ouvir a população de uma forma geral e, portanto, promover a integração. Acreditamos que se houver essa aproximação, certamente, os problemas seriam resolvidos mais rapidamente”, pontua.

Segundo Zanelato, o Procon começará a operar com horário estendido já na próxima segunda-feira. Com a mudança, o horário de funcionamento, que antes se encerrava às 14 horas, passará a ser das 7h30 às 17 horas, sem interrupção no período do almoço.

“Com a mudança, todo o funcionalismo do Procon se desenvolverá como uma cadeia. É bom para o consumidor, para o empresário e até para a classe jurídica”, avalia.

 

Casa nova

Além da mudança no horário de funcionamento, o Procon de Tupã também contará em breve com um novo local de atendimento. Atualmente o órgão de defesa do consumidor está instalado na Praça da Bandeira, 291, local inadequado para os tipos de serviço oferecido.

Zanelato revelou o Procon passará a atender na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, localizada na rua Tapuias, 907, que já está passando por reforma para melhor atender a população.

“Apesar de toda essa crise que o país está passando, a tendência de Tupã é crescer mais e mais e o objetivo do Procon é acompanhar essa evolução, buscando proporcionar mecanismos que estejam em paridade com este crescimento. A mudança de horário é apenas uma medida para melhorar o atendimento; acreditamos que essa mudança de prédio também proporcionará melhorias, dando mais conforto ao consumidor que busca atendimento no Procon”, finalizou.

 

Procon

Considerado um dos principais instrumentos de defesa dos consumidores, o Procon visa defender e orientar os consumidores, além de informar sobre seus direitos e fiscalizar as relações de consumo.

Mantido em parceria com a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, o Procon tem como objetivo registrar reclamações e tomar providências cabíveis buscando assegurar os direitos do consumidor através de três tipos de atendimento ao público.

O atendimento efetuado no balcão é para simples consulta, orientação e solução de dúvidas ao consumidor. Já o atendimento preliminar é aquele em que o consumidor apresenta os documentos comprobatórios para fundamentar a sua reclamação.

De posse da documentação o Procon inicia os procedimentos administrativos junto aos fornecedores. Após o contato preliminar, a empresa tem um prazo de três dias para apresentar uma resposta ao consumidor.

O Procon também envia uma CIP (Carta de Informação Preliminar) à empresa, que tem 10 dias úteis para apresentar uma resposta. Caso o problema continue sem solução, o órgão orienta o consumidor a entrar diretamente com uma ação na Justiça.

Ainda de acordo com Procon, dificilmente as reclamações são encaminhadas à Justiça já que aproximadamente 90% das reclamações fundamentadas são resolvidas no atendimento preliminar, por meio de contato telefônico com o fornecedor.

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px