0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
03 de Março de 2017 - AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE
Senar abre vagas para curso de Processamento de Frutas
Por: Assessoria de Comunicação

O SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), em parceria com a Prefeitura Municipal de Tupã e o Sindicato Rural de Tupã, abriu inscrições para o “Curso de Processamento de Frutas”, que será realizado entre os dias 15 a 17 deste mês.

Segundo Márcia Rotoli, coordenadora do SENAR de Tupã, o curso é totalmente gratuito e as inscrições podem ser realizadas até a próxima quinta-feira (9), no Sindicato Rural, localizado na rua Duque de Caxias, 7.

De acordo com Márcia, durante o curso, os produtores aprenderão a selecionar as frutas, higienizar, descascar, fatiar, colocar em recipientes adequados, além de conhecer o método correto de embalar, rotular e refrigerar, deixando-as prontas para o consumo.

“Além disso, serão abordados temas como segurança e saúde no trabalho; cuidados com o meio ambiente; legislação vigente; valor nutricional das frutas; limpeza do local de trabalho, dos materiais e equipamentos pessoais; comercialização; custos e noções de associativismo”, completou.

Segundo a coordenadora do SENAR em Tupã, o curso conta com poucas vagas será ministrado pela instrutora do Senar, Marta Cardoso. Márcia explicou ainda que o processamento de frutas é um nicho que está em crescimento no mercado e que necessita de capacitação para os produtores.

“Essa nova forma de produzir, tem proporcionado ao produtor elaborar produtos com maior valor agregado quando comparado às frutas in natura, possibilitando maior aproveitamento dos alimentos, reduzindo suas perdas e prolongando sua vida útil nas gôndolas e prateleiras dos supermercados”, contou.

Segundo ela, as técnicas ensinadas mostram que 100% das frutas podem ser aproveitadas e que as receitas são variadas de acordo com a preferência e o paladar.

“Quem participar do curso poderá aprender sobre como aproveitar as cascas das frutas para fazer deliciosas geléias, por exemplo. Todo o conhecimento desses cursos é muito bom para o dia a dia de donas de casa e para quem quer aprender a produzir mais e com 100% de aproveitamento”, comenta.

 

Inscrições

Para realizar as inscrições, os interessados devem comparecer no Sindicato Rural, munido do RG, CPF e cópia do comprovante de residência. Mais informações sobre o curso podem ser obtidas pelo telefone 3496-1125.

 

Outros cursos

Outro curso que também está com vagas abertas é de o de Seringueira, que ainda conta com vagas e será realizado no dia 13 a 17 de março no Sindicato Rural.

Além disso, o SENAR também está oferecendo os cursos de “Jovem Agricultor”, que será realizado de 6 a 30 de março e o curso de “Turismo Rural”, que ocorrerá nos dias 6, 7, 13 e 14.

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px