0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
08 de Março de 2017 - SAÚDE
Saúde alerta população sobre importância do combate ao Aedes aegypti
Por: Assessoria de Comunicação

Devido à confirmação de dois casos positivos de dengue em Tupã, a Secretaria Municipal de Saúde comunica que parte da região central do município será nebulizada como uma das estratégias de combate ao mosquito.

De acordo com a Enfermeira do Setor de Combate a Endemias, Juliana Yuri Ueji Begnossi, a orientação é que a população mantenha portas e janelas abertas, colchas e cortinas levantadas e alimentos cobertos.  Vale lembrar que os agentes que realizam essa atividade estão devidamente uniformizados.

“É de extrema importância que a população colabore com as nossas ações, lembrando que o inseticida utilizado na nebulização matará apenas os mosquitos que estiverem no imóvel no momento da aplicação”, conta.

Segundo Juliana, no último sábado (4), cerca de 30 agentes de combate às endemias e agentes comunitários de saúde realizaram um trabalho de bloqueio e controle de criadouro na região central de Tupã. A ação, que faz parte da campanha estadual “Todos juntos contra o Aedes aegypti”, atingiu mais de 870 imóveis.

“Esses trabalhos preventivos fazem parte da campanha onde em dois sábados por mês os agentes realizam vistorias em imóveis do município a fim de eliminar criadouros do mosquito e também orientar a população sobre o combate às arboviroses, que são a Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela.

Dando sequência aos trabalhos de combate ao mosquito, na segunda-feira (6), parte da equipe de combate às endemias iniciou os trabalhos de nebulização na região central da cidade, onde atingiu um total de cinco quarteirões, contabilizando 160 imóveis nebulizados.

De acordo com ela, os trabalhos de nebulização seguirão até que se atinja o raio de 500 metros a partir do caso confirmado para dengue. Já a outra parte da equipe segue realizando os trabalhos de bloqueio e controle de criadouros em diversos bairros do município. Também estão sendo intensificados os trabalhos educativos nas escolas que estão próximas aos casos confirmados.

De acordo com Juliana, a principal maneira de combater o Aedes é evitar que o mosquito nasça. Por isso, a Secretaria de Saúde pede a colaboração de toda população tupãense para que realizem vistorias semanais em suas residências e local de trabalho, a fim de eliminar toda água parada que possa servir de criadouro do Aedes aegypti.

“Para o combate à doença é necessária a colaboração de todos. Muitos moradores não se conscientizaram sobre os riscos da dengue. Mesmo com as ações, é necessário que toda a população colabore, evitando possíveis criadouros, já que ainda existe o mosquito e o vírus da doença circulando pela cidade”, concluiu.

 

Atenção aos sintomas

Ao apresentar qualquer sintoma característico das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti como febre alta, dor de cabeça, no fundo dos olhos ou nas articulações, a pessoa deve procurar atendimento médico imediatamente. Em caso de suspeita de dengue a Secretaria Municipal da Saúde, iniciará todas as atividades de controle da transmissão da doença.

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px