0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Gabinete
08 de Março de 2017 - CULTURA
Secretaria de Cultura recebe artesãos para recadastramento da SUTACO
Por: Assessoria de Comunicação

A Secretaria Municipal de Cultura já está recebendo artesãos de Tupã e região para o recadastramento no programa SUTACO, como é o caso dos artesãos Wesley Maik de Souza e Carolaine Bianca Ferreira de Souza, de Quatá.

De acordo com o secretário Municipal de Cultura, Caio Aoqui, além de criar vários projetos para que os artesãos possam expor e comercializar seus produtos, a Sutaco oferece diversos benefícios aos mesmos.

 “A Sutaco é uma subsecretaria que foi criada com o objetivo de oferecer oportunidades de geração de renda aos artesãos e promover o desenvolvimento local de modo economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente responsável”, conta.

Segundo o secretário, a SUTACO já capacitou e orientou muita gente em Tupã e está pronta para também dar apoio aos artesãos da micro-região.    “No próximo dia 30 haverá uma nova capacitação para agentes cooperadores, já que as bases para o cadastro dos artesãos foram alteradas. Após esta capacitação já definiremos quando e quais cursos a SUTACO irá realizar em Tupã”, revela.

 

Cadastramento

Para se cadastrar junto à Sutaco, o artesão deve agendar um horário para atendimento na Secretaria Municipal de Cultura. Ele deve apresentar sua produção para ser avaliada, munido de RG, CPF, comprovante de residência e foto 3x4.

Após a avaliação o material é encaminhado para a Sutaco, que no prazo de 30 dias encaminha carteirinha com CNPJ, válida por dois anos. Além do cadastramento, a Secretaria de Cultura também realiza o recadastramento dos artesãos, que deve ser feito a cada dois anos.

Mais informações sobre o cadastramento podem ser obtidas na Secretaria Municipal da Cultura, localizada na avenida Tamoios, 1.685, de segunda a sexta, no período das 9 às 11 horas e das 13 às 17 horas, ou através do telefone 3491-3015, com Marcos Viana.

 

SUTACO

A SUTACO é uma subsecretaria vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI). O projeto resgata as formas tradicionais de expressão do povo paulista, o "saber fazer" de pessoas e comunidades das mais diversas características, e acompanha as tendências atuais da produção artesanal.

Uma das funções da SUTACO é desenvolver ações e prestar serviços com o objetivo de atender a necessidades e anseios dos profissionais. Além de avaliar, classificar e quantificar a produção de um artesão.

O cadastramento possibilita a utilização dos serviços de emissão de nota fiscal eletrônica, participação em cursos de qualificação e requalificação (como aluno ou mesmo como professor), divulgação, apoio à comercialização, acesso microcrédito (Banco do Povo).

O artesão conta ainda com orientação técnica e jurídica, exposição e venda do produto artesanal em pontos de venda permanentes e nos eventos nacionais e internacionais dos quais a SUTACO participa, além de proporcionar renda aos artesãos credenciados, desperta neles consciência para que produzam artesanato com maior qualidade e design diferenciado.

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px