0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Gabinete
06 de Março de 2017 - SAÚDE
Secretaria da Saúde promove ações em comemoração ao Mês da Mulher
Por: Assessoria de Comunicação

Em homenagem ao Dia Internacional de Mulher, comemorado dia 8 de março, a Prefeitura de Tupã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando uma campanha de intensificação de ações nomeada “Estar bem é o seu melhor presente”, que conta com diversas atividades visando valorizar o bem estar da mulher tupãense e promover a saúde e prevenção às doenças relacionadas às mulheres.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, as ações realizadas contam com o apoio das Unidades de Saúde da Família, Unidades Básicas de Saúde, Equipe de Saúde Bucal, Ambulatório de Moléstias Infecciosas e Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

De acordo com a programação especial será realizada nos dias 11, 18 e 25 deste mês e contempla na intensificação das ações básicas que já são disponibilizadas em todas as unidades de saúde do município, são elas: coleta do exame papanicolau (preventivo de câncer de colo uterino); solicitações de exames de mamografia para mulheres na faixa etária entre 50 a 69 anos e para mulheres que os tenham realizado há mais de um ano; e também, avaliações odontológicas exclusivas para as mulheres.

Seguindo a programação, as unidades de saúde atenderão das 8h às 17 horas, com exceção das unidades de saúde dos distritos de Parnaso, Universo e Varpa, que prestarão atendimento das 8 h às 16 horas.

Além disso, durante os sábados 18 e 25, serão realizados momentos de educação em saúde através da equipe multidisciplinar do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, que seguirá uma agenda com horários de atendimento pré-estabelecidos para cada unidade de saúde, com atividades como sensibilização de gestantes sobre os cuidados básicos com os recém nascidos, saúde mental da mulher e a postura corporal da mulher no dia a dia.

 

Praça da Bandeira

Para atingir a todas as mulheres, no dia 18, das 8 às 17 horas, a campanha também será concentrada na Praça da Bandeira, com a realização de até 50 testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C à disposição da população feminina através do Centro de Testagem e Aconselhamento Móvel do Ambulatório de Moléstias Infecciosas.

Na ocasião, também serão promovidas orientação nutricional específica ao público feminino através da nutricionista da equipe multidisciplinar do Núcleo de Apoio à Saúde da Família; e também aulas de Ritmos e Alongamento, que serão ofertados em dois horários, às 8h30 e 15h30. As aulas serão oferecidas pela educadora física da também equipe multidisciplinar do Núcleo de Apoio à Saúde da Família.

De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Laércio Garcia, as atividades visam promover ações educativas e preventivas, a fim de sensibilizar as mulheres sobre os principais cuidados com a saúde.

Segundo ele, durante o mês o principal objetivo da campanha é atender as necessidades da mulher e contribuir por meio do acesso em dias e horários alternativos, à realização de exames preventivos com vistas ao diagnóstico precoce para o tratamento, proporcionando melhor qualidade de vida para as mulheres do município.

“Ainda temos uma novidade que estimulará a participação das mulheres na campanha. As mulheres que participarem das ações nas unidades de saúde estarão concorrendo a uma maquiagem profissional oferecida maquiadora Ana Luiza Sanches, que é uma grande parceira do evento”, contou.

 

Abertura das unidades de saúde em dias específicos:

11 de março

Unidade Saúde da Família de Varpa

18 de março

Unidade Saúde da Família José Cintas Gutierrez – Universo; Unidade Saúde da Família Catharina Graton Ribeiro – Parnaso; Unidade Saúde da Família Rosely Benito Pimentel (Miroca – setor B); Unidade Saúde da Família Apacícia de Barros – Santa Adélia; Unidade Saúde da Família setor A; Unidade Saúde da Família Maria Aparecida dos Santos Morcelli – Marabá; e no Centro de Saúde Drº Walter Pimentel; Unidade Saúde da Família Vila Independência

25 de março

Unidade Saúde da Família Josephina Mortágua Pontelli – setor S; Unidade Saúde da Família José Antônio Tarifa – Cecap; Unidade Saúde da Família Aracy de Marchi – Nego enfermeiro – Rubiácea; Unidade Básica de Saúde Drº Francisco Spadaro Júnior – Abarca; Posto de Atendimento de Saúde Drº Edmundo Vieira Prado – Formosa; Unidade Saúde da Família Alto Sumaré; e a Unidade de Saúde Drº Antônio Nunes de Abreu – Jamil Dualibi

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px