0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
15 de Março de 2017 - SAÚDE
Saúde realiza palestra de tuberculose em instituições
Por: Assessoria de Comunicação

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou na última semana a Campanha de Prevenção à Tuberculose, que segue até o dia 20 de março e visa identificar precocemente os casos de tuberculose, já que quando o diagnóstico acontece ainda no hospital é porque a doença já se agravou.

De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Laércio Garcia, as ações que são realizadas para marcar o Dia Mundial de Combate à doença, celebrado no dia 24, já atendeu mais de 100 pessoas entre coletas de exames e ações informativas como palestras e orientações.

“Além das unidades de saúde, algumas instituições como Casa dos Velhos, Cervida, Clínica Dom Bosco e Residência Terapêutica, também estão recebendo a visita da nossa equipe para a realização de trabalhos educativos e de orientação. Além disso, os profissionais também estão realizando buscas de sintomas respiratórios e coleta de exames em pacientes que apresentam tosse há mais de 15 dias”, disse.

Segundo o secretário, quando a tuberculose é tratada corretamente tem cura, porém, quando o tratamento é iniciado não pode ser interrompido.“Mesmo o tratamento sendo longo, a doença tem cura quando é tratada de forma correta e sem interrupção, pois a doença volta ainda com mais força se interrompido. É necessário também um acompanhado diário ou no mínimo três vezes por semana. Além disso, a medicação é gratuita e disponibilizada em qualquer unidade de saúde”, explicou.

De acordo com Laércio, a doença é identificada pelo exame do escarro (secreção que é eliminada com a tosse). Em caso positivo, o tratamento começa imediatamente. A entrega da medicação é mensal, após a consulta de acompanhamento. O tratamento tem duração de seis meses.

“Atualmente existem cinco casos de tuberculose em tratamento, sendo um na 1ª fase, 1 em profilaxia e 3 casos na 2ª fase. Além de 30 pessoas aguardando o resultado. Se tratando do número da população do nosso município, nós acreditamos que muitos não estão diagnosticados, por isso é importante a realização dessa campanha”, finalizou.

 

Instituições

De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Tupã, Joselaine Cristina Pio Rocha, na manhã de ontem (13), a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, esteve na Casa dos Velhos de Tupã onde foi ministrada uma palestra com a enfermeira Janaina Camargo, que abordou o tema sobre a prevenção a Tuberculose e como identificar os sintomas da doença. Durante a ação foram realizados seis exames que aguardam resultado.

Segundo ela, ontem também foi realizado um trabalho educativo na Unidade Básica de Saúde (UBS) do distrito de Varpa. A ação, que foi considerada positiva pela equipe da Secretaria e conseguiu realizar quatro novos exames, que também aguardam resultado.

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px