0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
15 de Março de 2017 - DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Telecentro Comunitário garante capacitação e inclusão digital
Por: Assessoria de Comunicação

A prefeitura está oferecendo uma oportunidade de qualificação e inclusão digital através do Curso Básico de Informática, que está sendo realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, através do Telecentro Comunitário.

Totalmente gratuito, o curso tem por objetivo ajudar a melhorar a qualificação das pessoas que estão uma vaga de trabalho além de garantir a inclusão digital daqueles que não têm condições de custear um curso de informática ou que não têm acesso a este tipo de curso, como pessoas da Terceira Idade.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcus Zanelato, o Curso Básico de Informática, iniciado nesta terça-feira, também resgata a proposta inicial do Telecentro, que é garantir acesso e conhecimento na área da informática.

“Telecentro Comunitário estava sendo mal aproveitado, sendo utilizado basicamente para alguns serviços como emissão de currículo, cadastro de Nota Fiscal Eletrônica, entre outros. Constamos a necessidade de resgatar a proposta inicial do Telecentro Comunitário que era exatamente proporcionar formação básica na área de informática às pessoas que estão em busca do primeiro um emprego, beneficiando também aquelas pessoas que não têm noção nenhuma de informática e ainda as pessoas da Terceira Idade, garantindo assim a inclusão digital dessas pessoas”, explicou.

Ele também ressaltou a importância social do curso, que oferece oportunidade de aprender informática básica gratuitamente. “O curso atende não só as pessoas que eventualmente estão querendo melhorar a qualificação para conseguir o primeiro emprego ou melhorar de emprego ou as pessoas de idade mais avançada que estão interessadas em aprender informática. Através desse curso gratuito pretendemos beneficiar também as pessoas de baixa renda, que não têm condições de pagar um curso particular de informática e que na realidade são as que precisam de mais oportunidades para iniciar ou melhorar a vida profissional. Por isso eu acredito que essa é uma iniciativa que pode gerar muitos resultados positivos”, destacou.

 O secretário de Desenvolvimento Econômico também agradeceu o apoio do prefeito Ricardo Raymundo, que garantiu todo apoio necessário à abertura do curso, e ao vereador Alexandre Scombatti, que reivindicou a retomada dos cursos de informática no Telecentro, e revelou que o objetivo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e abrir novas turmas e novos cursos para atender um contingente maior de pessoas.

“Atualmente contamos com 7 computadores no Telecentro e estamos atendendo 28 pessoas em quatro turmas e dependendo da demanda e do interesse da população vamos buscar abrir novas turmas e novos cursos. E apesar das dificuldades financeiras enfrentadas pela prefeitura, que tem trabalhado de forma árdua para colocar as finanças municipais em dia, além de estar priorizando inicialmente os setores da saúde e educação, se houver realmente interesse da população vamos tentar futuramente ampliar o número de computadores para que tenhamos condições de atender um número maior de pessoas”, disse.

Jéssica Modelli Bernabé, uma das instrutoras do curso, revelou que o Curso Básico de Informática ensinará noções básicas do sistema operacional Windows, dos programas Word e Excel, além de Internet e facebook.

Segundo ela, o curso terá duração de 2 meses e os interessados já podem se inscrever na lista de espera para novas turmas. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, localizada na avenida Tapuias, 907, ao lado da escola estadual “Helena Pavanelli Porto”, ou através do telefone 3441-4273.

 

Oportunidades

Para os matriculados no Curso Básico de Informática da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, a iniciativa representa não só uma oportunidade de aprimorar a qualificação profissional, mas também para ter uma melhor qualidade de vida, já que a atualmente tanto as crianças, quanto jovens, adultos e idosos necessitam ter conhecimento mínimo de informática para o dia a dia, seja para aprender, trabalhar ou mesmo para se ocupar ou se divertir.

Para Marinês Pompeu, moradora do conjunto habitacional “Papa João Paulo II”, o curso representa a oportunidade de enriquecer o currículo e buscar melhores oportunidades de emprego. “Cada vez mais o mercado de trabalho exige noções de informática. Para mim esse curso muito importante porque vai ajudar a melhorar meu currículo e aumentar meu conhecimento”, afirmou.

Nilton Santos, morador no centro, também elogiou a iniciativa da prefeitura em realizar curso gratuito de informática básica. “Eu estou achando muito bom fazer esse curso. Mesmo que seja um curso básico já garante um conhecimento mínimo de informática, que, independente da área e da função, é o que o mercado de trabalho exige hoje em dia”.

Janaína de Cássia também se matriculou no curso para melhorar a qualificação profissional. “Decidi realizar esse curso para me aperfeiçoar profissionalmente e também melhorar o meu currículo. Estou adorando o curso e sei que ele será útil na minha vida profissional”, elogiou.

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px