0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
23 de Março de 2017 - MEIO AMBIENTE
Prefeitura e Sabesp comemoram Dia da Água com ação de conscientização
Por: Assessoria de Comunicação

A prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a Sabesp realizou ontem uma ação de conscientização em comemoração ao Dia Mundial da Água.

A data, comorada todos os anos no dia 22 de março, foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) como forma de conscientizar e alertar os países de que a água em recurso finito e essencial para a sobrevivência de todos os seres vivos.

Para lembrar a população tupãense da necessidade do uso racional dos recursos naturais, sobretudo a água e da importância da preservação ambiental, a Sabesp e a prefeitura montaram uma tenda na avenida Tamoios, defronte à agência do banco Santander, com distribuição gratuita de água e de mudas de árvores nativas de várias espécies, além de folhetos educativos sobre o tema.

O vice-prefeito Caio Aoqui, que acompanhou a iniciativa ao lado do presidente da Câmara Municipal, Valter Moreno e do vereador Gilberto Neves Cruz, parabenizou a Sabesp, que além de garantir qualidade de vida à população tupãense. “Além de ser responsável pelos serviços de saneamento básico, a Sabesp anualmente contribuiu para ações de conscientização em datas significativas, como o Dia da Água”.

Ele também destacou o trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, que entre várias ações, vem contribuindo com a arborização do município, através da distribuição gratuitas de plantas nativas, produzidas no Viveiro Municipal.

Caio ressaltou ainda a importância das parcerias entre o poder público e empresas privadas ou concessionárias na conscientização e adoção de novos hábitos por porte da população, contribuindo para tornar Tupã uma cidade com melhor qualidade ambiental.

“Ações como essas ajudam a população a refletir sobre a importância da preservação dos recursos naturais como princípio para a própria sobrevivência da humanidade. E acredito que gradativamente este tipo de trabalho contribui para que a população possa rever seus hábitos, passando a adotar uma postura mais responsável em relação ao meio ambiente e ao planeta”, afirmou.

Para o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Afonso Ponce, além de trazer à tona a problemática da preservação dos recursos naturais, o Dia da Água também é de suma importância por lembrar que a responsabilidade ambiental é de todos e não só do poder público.

“Para termos uma cidade com qualidade ambiental é fundamental a participação de todos, seja através do uso racional dos recursos naturais, seja através da destinação correta do lixo, seja através do plantio de árvores ou preservação das matas existentes, ou ainda de várias outras ações que podemos realizar no dia a dia e que resultam em benefício para todos. Se cada um fizer sua parte, certamente teremos uma cidade, um estado, um país e um mundo melhor para se viver”, afirmou.

Já o gerente da Sabesp de Tupã, Eudóxio Blanco, informou que a empresa, preocupada com a escassez dos recursos hídricos, realiza todos os anos uma programação especial com objetivo de esclarecer e conscientizar as pessoas que sem água não existe vida.

“A Sabesp aproveita o Dia da Água para lembrar que todos podem contribuir para o uso racional desses recursos através de medidas simples no dia a dia, como evitar banho demorado, não jogar água na calçada, não lavar o carro, não deixar a torneira aberta enquanto escova os dentes ou faz a barba, entre outros exemplos de desperdício que de forma inconsciente cometemos diariamente. São ações que adotadas de forma coletiva trazem um benefício gigantesco ao meio ambiente e também à humanidade”, resaltou.

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px