0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
28 de Março de 2017 - SAÚDE
Escolas realizam mobilização contra o Aedes aegypti
Por: Assessoria de Comunicação

A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Educação realizou na última sexta-feira (24), uma atividade de prevenção e orientação nas escolas municipais de Tupã, com a intenção de promover ações educativas contra o mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. A iniciativa, nomeada por “A Hora do Combate”, faz parte da Campanha da Semana Nacional de Mobilização Social de Combate ao Aedes aegypti.

De acordo com a enfermeira do setor de combate às endemias, Juliana Yuri, a ação contra o mosquito Aedes aegypti fez sucesso nas escolas, promovendo ainda mais conhecimento sobre o combate ao vetor. Além disso, as atividades nas unidades escolares buscam mudar a atitude da criançada em relação a criadouros do mosquito.

“Sabemos que a melhor forma de ensinar é por meio da diversão, brincadeiras e muita alegria, por isso, a ação nas escolas foi realizada de forma lúdica, ressaltando durante as atividades a importância das crianças procurarem criadouros e eliminá-los, evitando a proliferação do mosquito”, disse.

Segundo Juliana, a ação mobilizou cerca de 50 funcionários da saúde, dentre eles agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias, auxiliares de enfermagem, enfermeiros e outros, atingindo todas as 15 escolas que participaram da ação. A atividade envolveu 2.759 alunos da rede municipal no combate ao Aedes aegypti.

De acordo com a enfermeira, com o auxílio de dos profissionais da Secretaria da Saúde, durante a ação, as crianças puderam exercitar o critério de identificação de criadouros dentro do ambiente escolar e eliminando-os sempre que achados.

Ela revelou ainda que um dos objetivos da “Hora do Combate” é que os alunos ensinem os pais, vizinhos e toda a família a não só ter cuidado com o mosquito adulto, como também identificar e eliminar água parada como em vasos de plantas, lonas, pneus com água, para evitar criadouros do mosquito.

“Desenvolvendo essas atividades dentro das escolas conseguimos atingir um dos principais objetivos dessa iniciativa, que é fazer com que as crianças tornem-se agentes de combate ao mosquito dentro de suas casas, auxiliando os pais nas ações de eliminação e combate ao criadouro do mosquito Aedes aegypti”, concluiu.

             

Casos positivos

De acordo com a enfermeira, apesar de todo o empenho dos agentes envolvidos nas ações de combate ao mosquito, até o momento, Tupã conta com três casos confirmados de dengue, dois na região central do município, sendo um autóctone e um caso importado. O terceiro caso é da zona leste do município.  Já foram contabilizados 73 exames negativos para dengue e 09 estão aguardando por resultado.

             

Outras ações

Segundo Juliana, a prevenção é uma das principais maneiras de se evitar a dengue, febre chikungunya e zika vírus. Além das ações da Prefeitura, com manutenção e limpeza das áreas públicas, a população tem também um importante papel no combate ao mosquito Aedes aegypti.

Somente este ano, agentes do setor de endemias e também agentes comunitários da Secretaria Municipal de Saúde já realizaram mais de 28.000 vistorias para a remoção e a eliminação dos criadouros do mosquito, incluindo residências, imóveis comerciais, pontos estratégicos, ocorrências e imóveis especiais.

De acordo com a enfermeira, medidas simples podem ajudar a deixar o mosquito bem longe das residências, evitando assim a proliferação e a disseminação das doenças causadas pelo Aedes aegypti.

Outra medida que também vem sendo realizada são as ações de combate ao mosquito realizado durante dois sábados por mês, que é uma continuação da campanha estadual “Todos juntos contra o Aedes aegypti”.

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px