0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
29 de Março de 2017 - SAÚDE
Tupã recebe prêmio por excelência em Campanha de Prevenção à Tuberculose
Por: Assessoria de Comunicação

A Prefeitura de Tupã recebeu nesta terça-feira (28), o prêmio de “Busca de Casos de Tuberculose”, em reconhecimento às várias ações de controle e prevenção da tuberculose.

Além disso, Tupã superou a meta de amostras de baciloscopia de escarro coletadas durante a intensificação das buscas por novos casos doença. As ações, que são rotineiras na rede básica de saúde, foram intensificadas durante a Campanha de Prevenção à Tuberculose, realizada de 2 a 22 de março.

A premiação ocorreu em São Paulo, durante o Fórum da Tuberculose, no Centro de Convenções Rebouças. O prêmio foi recebido pelo secretário de Relações Institucionais e também vice-prefeito de Tupã, Caio Aoqui, que esteve representando o secretário municipal de Saúde, Laércio Garcia e o prefeito Ricardo Raymundo.

De acordo com ranking da campanha, Tupã foi um dos destaques entre os 645 municípios no Estado de São Paulo, além de ter sido a única cidade da Regional de Marília a atingir a meta de intensificação da campanha etodos os quesitos estipulados.

Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Tupã, Joselaine Pio Rocha, a meta de exames era coletar 54 amostras de suspeitos sintomáticos respiratórios. No entanto, durante a campanhade Prevenção à Tuberculose, o município realizou 111 exames, todos com resultados negativos para a doença, atingindo e ultrapassando a meta estipulada pela Secretaria Estadual da Saúde.

Josi explicou também que a premiação e o resultado positivo da campanha é resultado de um intenso trabalho de prevenção e conscientização da população em unidades de saúde, além das constantes ações de busca por sinais e sintomas de suspeitos.

“Durante a intensificação também, realizamos o trabalho orientação de casa a casa,nas unidades de saúde,nas instituições sócio-assistenciais, nos veículos midiáticos, além de diversas palestras em várias instituições da saúde e coleta de exames em pacientes suspeitos, que consequentemente contribuíram para o resultado positivo da campanha”, explicou.

Já o secretário Municipal de Saúde, Laércio Garcia, enfatizou que o sucesso da campanha está relacionado ao trabalho de conscientização dos funcionários da rede básica de saúde sobre a importância do diagnóstico precoce.

“Esse prêmio é reflexo do trabalho que a equipe da Vigilância Epidemiológica faz no município. Realizamos 111 exames e nenhum deles deu positivo para a doença de Tuberculose. Além disso, Tupã conta com um trabalho de tratamento supervisionado e uma estratégia de busca de novos casos, que vai desde o momento da suspeita até a cura do paciente, priorizando sempre o bem-estar do paciente e na segurança da população”, observou.

Após receber a premiação, o vice-prefeito Caio Aoqui parabenizou a equipe que não mediu esforços para que as metas fossem atingidas e até mesmo ultrapassadas e ainda lembrou dos esforços da Prefeitura para capacitar os funcionários da saúde para melhor atender a população e os suspeitos da doença.

“Gostaria de parabenizar os funcionários da rede municipal de saúde pelo trabalho impecável que realizaram durante a campanha. Gostaria de lembrar que além da intensificação das buscas, o destaque maior para o sucesso da campanha também se deve à preparação dos funcionários da Secretaria de Saúde, que passaram por capacitação para o diagnóstico de suspeitos sintomáticos da doença“, observou.

O prefeito Ricardo Raymundo também parabenizou a equipe municipal da Vigilância Epidemiológica e a todos os funcionários que atuaram na campanha.“Primeiramente eu gostaria de parabenizar a equipe da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Epidemiológica, é evidente que quando há comprometimento e responsabilidade os resultados aparecem e o trabalho desenvolvido pelos profissionais da saúde foi e continua sendo de excelência. É realmente uma honra para nossa administração ficar a frente de grandes cidades da nossa região, pois Tupã conseguiu se destacar entre 32 municípios que correspondem à área regional, inclusive o município de Marília”, lembrou.

Para finalizar, ele ainda falou do comprometimento da administração com a saúde e lembrou a importância da realização de campanhas para o diagnostico precoce de doenças, como a Tuberculose.

“Campanhas como a de Prevenção da Tuberculose sempre terão o nosso apoio incondicional, pois queremos cada vez mais ofertar para a nossa população atendimento, tratamentos e exames de qualidade e com rapidez. Vamos fazer com que Tupã ganhe cada vez mais destaque, envolvendo os serviços que o município oferece em prol a saúde e priorizando sempre a excelência no atendimento ao tupãense e também a nossa região”, concluiu.

 

Doença

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões. Anualmente são notificados 10 milhões de novos casos em todo o mundo, levando muitos casos a óbito.

No Brasil, a tuberculose é um grande problema de saúde pública. A prevenção contra a doença existe e a imunização é disponibilizada até para bebês recém-nascidos, chamada de vacina BCG. Além disso, a tuberculose tem cura e o tratamento é gratuito e disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde.

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px