0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
31 de Março de 2017 - SAÚDE
Saúde realizará campanha de vacinação contra a gripe em abril
Por: Assessoria de Comunicação

Com a chegada do frio, uma das maiores preocupações da população é com a transmissão do vírus da gripe, e com isso, medidas de prevenção começam a ser tomadas para evitar um grande número de infectados da doença. Entre as medidas tomadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está o início da Campanha de Vacinação contra a Gripe.

De acordo coma enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Tupã, Joselaine PioRocha, a campanha está prevista para ocorrer entre os dias 17 de abril até o dia 19 de maio, podendo ser realizado o dia D de vacinação no dia 6 de maio. A confirmação da campanha foi realizada na manhã de ontem (30), durante uma reunião na regional de Marília.

“Ontem a equipe da Vigilância Epidemiológica participou de uma reunião, junto ao subgrupo de Tupã, para anunciar o cronograma inicial das vacinações e também para organizar a campanha da Influenza”, explica.

Segundo Jose,como em todos os anos,a proposta é começar a imunização pelos grupos prioritários até abrir a vacinação para a população toda. No grupo estãocrianças de seis meses e menores de cinco anos,gestantes,puérperas até 45dias após o parto,profissionais da saúde,indígenas, doentes crônicos, pessoas com 60 anos ou mais,população prisional e também professores de escolas públicas e particulares.

“Uma grande novidade é que além do grupo prioritário já existente, neste ano,foram incluídos também todos os professores que atuam em escolas públicas e particulares, garantindo assim maior cobertura da imunização nos municípios”, conta.

Outra notícia boa, segundo enfermeira, é que avacina para este ano é do tipo “trivalente”,ou seja, contra três tipos de vírus da Influenza,inclusive o vírus do H1N1 que foi responsável pela grande epidemia na regional de Marília nos anos de 2009,que registraram 242 casos e 15 óbitos, e em 2016, com 136 casos e 46 óbitos, sendo sete óbitos somente em Tupã.

Para Jose, o vírus não será tão agressivo como no ano passado, no entanto, a Influenza é uma doença de transmissão tão fácil que normalmente surpreende, e não é possível prever os resultados.

“Até o momento, não tivemos nenhum indício de gripe mais agressiva na região.Com as novas regras e o aumento na cobertura de pessoas a imunizar, acreditamos que este ano não sofreremos mais com os vírus da gripe e muito menos com o do H1N1.A vacinação é considerada uma das medidas mais eficaz para se proteger contra o vírus, por isso é importante que as pessoas participem”, ressalta.

De acordo com ela,este ano a meta para cada grupo prioritário será de 90%.A orientação do Ministério da Saúde é que a imunização seja feita primeiro com os profissionais da saúde, por estarsempre em contato com a população em ambientes hospitalar e ficarem mais expostos à doença.

“Mesmo com a recomendação do Governo sobre iniciar pelos grupos prioritários e atender primeiro os profissionais da saúde, a Secretaria, juntamente com as Unidades de Saúde de Tupã, irão se reunir na próxima semana para dar início a campanha de forma organizada e que consiga contemplar a todos os grupos”, afirma.

A enfermeira ainda finalizou esclarecendo que a campanha de imunização contra a gripe é anual devido às mudanças das características dos vírus influenzaa cada ano.

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px