0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
05 de Abril de 2017 - CULTURA
Prefeitura realiza lançamento do VI Festival Nacional de Literatura
Por: Assessoria de Comunicação

A Prefeitura de Tupã, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realizou durante uma coletiva na manhã desta segunda-feira (3), na sala de reuniões do Paço Municipal, o lançamento da programação do VI Festival Nacional de Literatura da Estância Turística de Tupã. A agenda contempla diversas atividades durante todo o mês de abril, onde haverá teatro, feira de arte e artesanato, sarau, apresentações e muito mais.

Estiveram presentes durante a solenidade os vereadores Paulo Henrique, Antonio Carlos Meireles, Gilberto Neves Cruz (Capitão Neves), Osmidio Fonseca Castilho, Charles dos Passos e o Presidente da Câmara Valter Moreno. Também participaram os secretários municipais; o presidente do Grupo Ágape de Teatro, Renato Gonzales; a representante da Escola da Família e da Diretoria de Ensino do Estado de São Paulo, Márcia Gonçalves; presidente da ATLECA, Dr. Alcione Alcantara Gonçalves; representantes da escola Lélio Piza; funcionários da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Municipal de Cultura, assim como autoridades e imprensa local.

De acordo com o secretário de Cultura e também vice-prefeito de Tupã, Caio Aoqui, o VI Festival Nacional de Literatura da Estância Turística de Tupã já está com as inscrições abertas e seguem até o próximo dia 15 de abril. A premiação homenageará o Dr. Alcione Alcantara Gonçalves, dando seu nome ao troféu do festival de literatura.

“As inscrições já estão abertas e vão até o dia 15 de abril, todas as informações, como o edital está no site da prefeitura que é o www.tupa.sp.gov.br. Teremos várias atividades neste festival de literatura, como a árvore de livros, que estará sendo montada no espaço cultural; será realizado também outro projeto ‘Autor do Mês’, onde teremos uma palestra ministrada pelo jornalista José Rogério, que será destinada aos alunos do 6º ao 9º ano sobre o escritor Ferrez; a cada dois meses teremos um homenageado, para que as crianças tenham conhecimento de quem é o autor das obras e da importância que tem os nossos autores; outro projeto é o trava línguas, que será ministrado pela ACLAT com os alunos do EJA, que aprimorará técnicas de linguagem; teremos também o Cordel de poemas que será desenvolvido pelos membros da AELAT, um projeto muito comum no nordeste. Realizaremos ainda a biblioteca itinerante, onde pegamos um Santana da prefeitura e colocamos diversos livros para que sejam levados nos projetos; além do projeto do carretel de poesias, que é uma fita onde todos podem deixar sua poesia, o hip-hop poético, onde nossos MC’s farão raps com poesias conhecidas e também do nosso festival, enfim, inúmeros projetos dentro do Festival que é para abranger a toda população de Tupã”, contou.

De acordo com Caio, a participação no VI Festival Nacional de Literatura contará com as categorias do 1º ao 5º ano, para crianças do ensino fundamental, onde será avaliada uma frase com no máximo três linhas com o tema amizade; do 6º ao 9º com no máximo duas laudas abordando o tema bullyng; e do 1º ao 3º ano do ensino médio, com uma poesia de até duas laudas com o tema fraternidade. Também haverá a categoria livre, onde será avaliada uma poesia livre com no máximo duas laudas.

Além disso, também será realizada uma oficina de livros com a Maria Célia Fernandes, onde será desenvolvido um livro artesanal junto com as crianças, com desenhos feitos na hora, a mão livre, com os alunos do programa Jovens Talentos.

“Pedimos que a população participe, incentive as crianças a participarem, a Secretaria de Cultura estará montando uma comissão julgadora que serão nomeadas pessoas especializadas para fazer este julgamento. A premiação será no dia 04 de maio, durante o evento Quinta com Arte. Acrescentamos ainda que esse ano a premiação trará como homenageado o nome do Dr. Alcione Alcantara Gonçalves, que dará o seu nome ao troféu. Uma escolha muito sábia entre os desenvolvedores do projeto e também do vereador Charles dos Passos, que sempre está à frente de grandes projetos culturais como o Festival de Literatura e outros”, explanou.

Segundo o Dr. Alcione Alcantara Gonçalves, o VI Festival Nacional de Literatura tem uma grande importância não só para os participantes, mas também para toda a população, uma vez que o Festival é de nível nacional e leva o nome de tupãenses para todo o Brasil.

“Me sinto honrado ao receber a notícia que fui o escolhido para dar o nome ao troféu de literatura, já que trata-se de um importante evento literário. É de suma importância a literatura porque a gente observa que em todos os lugares existem centros literários que elevam o nome da cidade. Há muitos anos eu tenho batalhado por Tupã, levando o nome do município para todo o Brasil e até para fora do país. Com o trabalho que realizamos na Academia Tupãense de Letras, conseguimos levar o nome de Tupã em todas as antologias publicadas, que somando até agora existem cerca de 30 antologias com o nome do nosso município por todo o Brasil. Então eu fico feliz pelo reconhecimento e gostaria ainda de dizer que continuarei meus esforços pela cidade que tanto me acolheu, que é Tupã”, afirmou.

De acordo com o vereador e também idealizador do Festival, Charles dos Passos, o projeto é de suma importância porque trabalha com a criança, jovem e adulto, tornando-se um projeto completo que ensina, diverte, premia e educa.

 “Eu fico muito feliz em mais um ano poder colaborar com o desenvolvimento do Festival Nacional de Literatura, um evento que por lei deve ser feito sempre em Tupã, levando literatura, artes, cultura, aprendizagem e inúmeros outros benefícios a população. Gostaria de parabenizar ao atual secretário de Cultura Caio e ao Prefeito Ricardo, pois infelizmente há um costume de que quando se troca a gestão os projetos acabam se desfazendo, o que não aconteceu com o Ricardo e com o Caio, que além de manterem os projetos já existentes, ainda melhoraram os que já estavam em andamento, portanto parabéns pela iniciativa e gostaria de ressaltar que eu sempre estarei lutando pelo desenvolvimento da cultura e pelo desenvolvimento da Estância Turística de Tupã”, afirmou.

Segundo o prefeito Ricardo Raymundo, o projeto trará para Tupã novas oportunidades de unir a cultura e a literatura e levar para a população de maneira acessível e lúdica.

“Sabemos da importância desse projeto na nossa cidade e também no nosso país, pois um povo sem cultura é um povo sem passado, e principalmente, sabemos da importância desse trabalho com as crianças, promovendo o mundo da literatura para o universo infantil, como é o exemplo da Biblioteca Móvel, que leva o saber até as crianças, visitando todos os bairros e projetos socioassistenciais de Tupã, fazendo com as nossas crianças leiam mais, aprendam mais e se tornem cidadãos mais instruídos. Com esse projeto, o nosso objetivo é unir cada vez mais o Executivo, o Legislativo e o Judiciário e realizar programas que levem a literatura e a cultura como é feito nesse festival. Somando os poderes eu sei que conseguiremos melhorar a nossa cidade, formando cidadãos melhores”, contou.

Para finalizar ele ainda parabenizou a todos os envolvidos no projeto do VI Festival Nacional de Literatura e convidou a toda a população para estar participando das atividades e dos eventos, que serão totalmente gratuitos.

“Parabenizo a todos que estão à frente desse projeto parabenizo também o nosso secretário de cultura, Caio Aoqui, que quando nos procurou para fazer o festival, já nos acalmou trazendo nomes de parceiros que iria ajudar a desenvolver o projeto e diminuir os gastos, viabilizando o VI Festival Nacional de Literatura. Gostaria também de agradecer ao Dr. Alcione Gonçalves por aceitar o convite de dar o nome ao prêmio do festival, será uma honra o homenagear, pois ele sempre lutou pela nossa cidade, pela nossa cultura e quando o nome dele foi citado para ser o homenageado já aceitamos na hora. Queremos que ele possa guardar com muito carinho essa pequena homenagem. Esperamos fazer um dos melhores festivais de literatura. Convidou toda a população a comparecer nos eventos e principalmente a incentivar as crianças a participarem”, finalizou.

 

DATA

EVENTOS

04/04

9h - Ação no Programa Jovens Talentos – Carretel de Poesias (AELAT) e Biblioteca Móvel.

14h – Trava-Línguas (ACLAT), Biblioteca Móvel e Hip-Hop Poético.

05/04

20h - Sarau da ACLAT na Biblioteca Municipal.

06/04

17h às 22h - Quinta com Arte - Árvore de Livro, Ação do IV Festival de Literatura Carretel de Poesias (AELAT), Biblioteca Móvel e Leitura de Poesias da ACLAT.

20h - Apresentação da Igreja Bola de Neve (Quinta com Arte).

07/04

17h às 22h - Paraíso do Artesanato - Apresentação da Orquestra.

 20h - Ação do IV Festival de Literatura Carretel de Poesias (Paraíso do Artesanato).

08/04

17h às 22h - Feirart – Show de Miltinho e Meire, Ação do IV Festival de Literatura Carretel de Poesias (AELAT), Biblioteca Móvel e Leitura de Poesias da ACLAT.

09/04

20h - Circuito Cultural Paulista - Espetáculo Musical Infantil Raulzitos - Espaço Cultural Zé Pretinho, e também Ação do IV Festival de Literatura Árvore de Livro.

10/04

14h20 - Confecção do Livro Artesanal Bulling - Escola Lélio De Toledo Pizza.

19h30 - Trava-Línguas ACLAT.

11/04

9h às 10h30 - Carretel de Poesias, Cordel (AELAT), Biblioteca Móvel, Leitura de Poesias e Fantoches da ACLAT - Escola João Bredisk.

18/04

19h - Trava-Línguas EJA - Escola Maestro Nelson de Castro.

19/04

9h - Programa Jovens Talentos.

14h - Sarau da ATLECA - Museu Índia Vanuíre.

20/04

19h - Trava-Línguas EJA - Escola Mario Covas.

21/04

19h30 - Sarau da AELAT – Biblioteca Municipal.

25/04

10h às 15h - Cordel De Poesias AELAT - Escola Thiago Leandro.

26/04

9h - Autor do Mês - Biblioteca Municipal – Palestra para os alunos do 6º ao 9º ano, ministrada pelo jornalista José Rogério Silva, sobre a vida do escritor Ferrèz.

10h - Cordel De Poesias AELAT - Escola João Geraldo Iori.

27/04

17h às 22h - Quinta Com Arte.

10h e ás 15h- Cordel De Poesias AELAT – Escola Mário Covas, Árvore De Livro.

28/04

10h - Cordel de Poesias AELAT - Escola Altino Martines em Universo.

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px