0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
13 de Abril de 2017 - SAÚDE
Secretaria recebe 4 mil doses para iniciar Campanha de Vacinação contra Gripe
Por: Assessoria de Comunicação

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, recebeu na manhã de ontem (11), cerca de 4 mil doses da vacina contra a gripe para iniciar a campanha de imunização contra a doença.  

De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Tupã, Joselaine Pio Rocha, a campanha está prevista para ocorrer entre os dias 17 de abril até o dia 26 de maio, podendo ser realizado o dia D de vacinação no próximo dia 13 de maio.

No entanto, segundo recomendações do Ministério da Saúde, durante os dias 17 a 20 de abril, a equipe da Vigilância Epidemiológica imunizará, exclusivamente, todos os funcionários que trabalham em hospitais do município.

Segundo Josi, o cronograma de vacinação será seguido da seguinte forma: nos dias 18 e 19 a campanha será realizada com os funcionários do Hospital São Francisco, já no dia 20 serão imunizados os funcionários do Hospital Santa Casa.

“Esses três dias serão exclusivos para imunizar todos os profissionais da saúde. Vale lembrar que aqueles funcionários que não estiverem no hospital devem comparecer ao menos para tomar a dose da vacina, munidos da carteira de vacinação”, explica.

De acordo com a enfermeira, as equipes iniciarão a vacinação às 8 horas. Os funcionários que por algum motivo não conseguirem tomar a vacina no hospital poderão procurar as Unidades de Saúde a partir do dia 24 de abril.

“A vigilância irá se organizar para realizar as vacinas em todos os locais onde os profissionais de saúde trabalham, até contemplar todos os funcionários, desde o administrativo até aos funcionários que prestam assistência direta aos pacientes. Aqueles que não conseguirem ir ao hospital em nenhum desses dias poderão receber a imunização a partir do dia 24 de abril, junto com os outros grupos prioritários”, conta.

Segundo Josi, também serão imunizados, porém somente após o dia 20, o restante da população dos grupos prioritários, são esses: crianças de seis meses e menores de cinco anos, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto, profissionais da saúde, indígenas, doentes crônicos, pessoas com 60 anos ou mais e a população prisional.

Segundo Josi, este ano, a campanha também imunizará todos os professores da rede pública e privada, aumentando o número de imunizados e a maior cobertura da campanha. A proposta é começar a imunização pelos grupos prioritários até abrir a vacinação para a população toda.

“Mesmo com a recomendação do Governo sobre iniciar pelos grupos prioritários e atender primeiro os profissionais da saúde, vale destacar que as pessoas que por algum motivo não se enquadrarem nos grupos prioritários e precisam tomar a vacina, necessitam apresentar uma indicação médica e se enquadrar nos fatores determinantes para receber a primeira dose, caso contrário, a solicitação será enviada à Vigilância Epidemiológica para avaliação e retorno a unidade”, destacou Josi.

 

Vacina

De acordo com Josi, a vacina deste ano é do tipo trivalente, ou seja, contra três tipos de vírus da Influenza, inclusive o vírus do H1N1. A vacina é anual, devido às mudanças das características dos vírus influenza consequentes da mutação do vírus.

A partir deste ano, a meta passa a ser vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários: tais como, crianças de seis meses e menores de cinco anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, povo indígenas, pessoas com 60 anos, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e professores das escolas públicas e privadas.

“É importante salientar que ocorreu mudanças em relação á vacina trivalente indicada para a temporada de 2017. A vacina que tem circulado desde 2009, foi modificada pela primeira vez nos últimos sete anos. Somente neste ano está prevista a distribuição de cerca de 12,6 milhões de doses de vacina influenza para garantir a vacinação de toda população do Estado de São Paulo”, finalizou.

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px