0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
13 de Abril de 2017 - ESPORTES
Equipe do “Programa de Qualificação de Dança” visitou Tupã no fim de semana
Por: Assessoria de Comunicação

As Secretarias Municipais de Cultura e Esporte receberam a visita de membros da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. Os bailarinos Ismael Ivo e Camila Sores Barros foram recebidos pelo secretário municipal de Cultura, Caio Aoqui e pelo secretário municipal de Esporte, Marco Pinheiro.

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Caio Aoqui, o objetivo da visita dos bailarinos a Tupã foi prestar assessoria ao grupo Stylo Black que recentemente foi considerado um dos melhores grupos de dança do Estado de São Paulo.

Segundo ele, o Programa de Qualificação em Artes tem como ação principal a orientação artística a grupos, companhias ou coletivos de teatro e de dança no interior, litoral e região metropolitana de São Paulo, exceto capital.

“A orientação artística visa à valorização desses grupos, fomentando a formação de público e a vida cultural das comunidades que não dispõem de escolas ou cursos na área artística, fortalecendo assim a produção cultural local, por meios das ações de orientação artística do processo de criação de um espetáculo; experimentação de linguagens cênicas; qualificação dos artistas dos coletivos como atores, bailarinos, coreógrafos, técnicos, entre outros, e a difusão dos espetáculos por meio de parcerias com festivais e mostras de artes”, explicou. 

Caio informou ainda que o Programa é resultado da experiência do Projeto Ademar Guerra, projeto de orientação artística a grupos de teatro, criado em 1997, referência de política pública de formação artística.

“O grupo Stylo Black participa do programa de Qualificação em Artes da Secretaria de Estado da Cultura,  que tem como ação principal a orientação artística a grupos, companhias ou coletivos de teatro e de dança no interior, litoral e região metropolitana de São Paulo, exceto capital”, disse.

De acordo com a orientadora artística do programa, Camila Soares Barros, entre todos os participantes do programa, foram escolhidos 10 grupos de dança do Estado de São Paulo e Tupã teve um grupo contemplado.

“Temos 10 grupos selecionados no estado e o nosso objetivo principal é fomentar a criação de dança em grupos e para isso, nós visitamos as cidades para cuidar de cada parte técnica, artística, orientação à logística de produção. A ideia é identificar as carências, necessidades, os anseios de cada grupo, para suprir essas necessidades”, explicou.

Segundo Camila, são 6 meses de orientação com foco em criação artística em um espetáculo. A final, que é realizada no formato de um festival será no mês de setembro. “É um momento onde a gente se encontra com os grupos para debater a dança, o estado e os processos criativos de cada grupo”, disse.

O coreógrafo e bailarino, Ismael Ivo, que já apresentou coreografias em diversos países do mundo, é considerado um dos mais importantes nomes da Dança Teatral européia ressaltou que, entre quase 200 inscritos no programa, o grupo de dança Stylo Black foi selecionada devido ao seu potencial e sua qualificação.

“O grupo Stylo Black foi identificada dentro do projeto qualificação como um potencial e dentro de um número de 10 cidades selecionadas pela Secretaria do Estado de São Paulo, o grupo está representando a cidade de Tupã. A partir de agora eles passarão por um período de triagem como educação, ampliação das apresentações para elevar o status, entre outros processos. É possível notar o quanto o grupo tem talento e poderá dar ainda mais visibilidade para Tupã e região”, disse.

Ivo Iniciou sua carreira como coreógrafo e bailarino no Brasil nos anos 70.  Criou e apresentou cerca de 50 coreografias em diversos países do mundo, sendo considerado um dos importantes nomes da Dança Teatral europeia. De 2005 a 2012 dirigiu o Festival de Dança da Bienal de Veneza. O reconhecimento da produção e do percurso cultural de Ismael Ivo aconteceu em 2010 por meio da Ordem do Mérito Cultural do Brasil. 

 “Além disso, também sou artístico do ImPulsTanz em Vienna e criador do Projeto Biblioteca do Corpo e atuo como professor convidado da Max-ReinhardtSeminar, na Universidade de Música e Artes Performáticas de Vienna e sou Diretor Artístico do Prêmio Roma de Coreografia Contemporânea”, informou.

André Prado, produtor cultural da Cia Stylo Black, responsável pela inscrição do grupo no programa, explicou que a cia nasceu no ano de 2013, formado por mulheres negras com objetivo de difundir, preservar as danças africanas e afro brasileiras e recontar um nova historia e imagem do povo negro.

“A Cia contará com essa orientação com encontros até setembro, o grupo conta com 5 integrantes para criação, montagem e produção de espetáculo, tem como fundadora e coreografa e dançarina, Marisa da Silva, Rainha do Carnaval da Tupã por 3 anos”, informou.

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px