0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
19 de Abril de 2017 - SAÚDE
Saúde realiza ações de controle biológico nos córregos da cidade
Por: Assessoria de Comunicação

Em continuidade às ações permanentes de combate ao Aedes aegypti, semanalmente, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Setor de Combate a Endemias realiza ações de controle biológico contra o Aedes aegypti, Aedes albopictus e culex nos córregos da cidade.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Laércio Garcia, a equipe da Secretaria realiza a aplicação do bioinseticida todas as semanas com o objetivo de realizar o controle biológico das larvas do Aedes aegypti, Aedes albopictus e culex.

"O bioinseticida consiste em bacilos que tem por base os Bacillus thunringiensis israelensis, tendo esse bacilo uma ação tóxica em alguns insetos, dentre eles os vetores para dengue, Zika vírus, chikungunya, febre amarela, sem levar a degradação do meio ambiente e não causando danos aos seres humanos.

O secretário explicou ainda que a bioinseticida é aplicada semanalmente com pulverizador elétrico costal nos córregos que cortam nossa cidade, bacias hidrográficas entre outros.

 “A mobilização a favor do combate ao Aedes será sempre bem vinda e devemos continuar lutando contra a proliferação do mosquito. Devemos verificar a eficiência nas ações e depois tornar uma prática, assim como aconteceu com o controle biológico das larvas”, ressaltou.

O secretário informou também que as ações são realizadas por toda a extensão do córrego Afonso XIII, além das lagoas de contenção.

“Nas lagoas, os trabalhos são realizados de acordo com a quantidade de chuva (condições climáticas). Para esses trabalhos, nós contamos com três funcionários que realizam os serviços todas as semanas.

O secretário ressaltou que essa é uma ação de extrema importância, pois, além de evitar a proliferação do mosquito Aedes, os trabalhos garantem que o local permaneça limpo.

“Temos trabalhado ininterruptamente para evitar a proliferação do mosquito. Além dos trabalhos de controle biológico nos córregos, nossa equipe também realiza serviços de visita nos imóveis residenciais e comerciais, empresas, pontos estratégicos (como borracharias, ferro velhos), imóveis especiais (como hospitais, escolas), vistorias em ocorrências de reclamações, além de trabalhos educativos em escolas e empresas”, informou.

Laércio finalizou ressaltando que a ação da população é fundamental para que não haja novos casos de Zika, chikungunya e febre amarela.

“A população precisa fazer sua parte realizando vistorias semanais em seu domicílio e locais de trabalho a fim de identificar e eliminar possíveis criadouros do mosquito”, concluiu. 

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px