0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
12 de Maio de 2017 - PLANEJAMENTO
Prefeito acompanha testes de substituição de pontes de madeira
Por: Assessoria de Comunicação

Visando melhorias nas estradas rurais de Tupã, o Prefeito Ricardo Raymundo, junto com os técnicos da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, visitou nesta semana diversas estradas na intenção de realizar testes para substituir as pontes de madeira por uma estrutura mais duradora e resistente as águas da chuva.

De acordo com o prefeito Ricardo Raymundo, a iniciativa visa garantir e melhorar a trafegabilidade nas estradas não pavimentadas e, consequentemente, economizar recursos públicos, uma vez que as pontes com estrutura em concreto e aço são mais duradoras e demandam menos manutenção.

“Nós tivemos recentemente alguns problemas com quedas de pontes de madeiras que dão acesso aos moradores de residenciais rurais a cidade. Infelizmente temos registros até de tubulações, de obras mal elaboradas, que as chuvas mais fortes conseguiram levar. Então estamos visitando e numerando quais são as pontes que mais são utilizadas e qual a melhor estrutura para cada ponte, pois dependendo o trafego da estrada rural a ponte precisa ser mais forte, podendo ser construída até com aço e concreto”, contou.

De acordo com Ricardo, além de melhor significativamente a passagem pelas estradas rurais, as pontes de concreto e aço também garantirão maior economia com a manutenção.

“A prefeitura vem buscando cada vez mais soluções viáveis que tenha maior custo benefício, ou seja, ao invés de fazer ponte de madeira vamos  usar concreto e aço, são obras mais duradouras, mas que exigem uma certa tecnologia, por isso estamos realizando essas visitas e já estamos fazendo testes também para saber como faremos os pilares de concreto”, explicou.

Segundo ele, vale ressaltar que a iniciativa ainda está em fase de teste e será necessário muito estudo para a construção de pontes de concreto, já que a região de Tupã contém um solo mais arenoso, impossibilitando firmeza à estrutura.

“Por enquanto estamos apenas realizando os testes necessários para conseguirmos levantar a base das pontes e logo em seguida montar o sistema de aço e concreto. A primeira ponte que já estamos realizando esses testes com a perfuratriz é a ponte da estrada Santa Estela, que é uma ponte que as águas da chuva levou já há algum tempo”, revelou.

Ricardo falou da importância da substituição das pontes de madeira pelas estruturas de aço e concreto e ainda contou que todas as construções serão realizadas com recursos próprios da prefeitura, garantindo agilidade as obras.

 “Não podemos em pleno século XXI ficar investindo recursos públicos refazendo pontes de madeira, que são pontes mais baratas, mas a manutenção é grande. Um ponte de madeira dura em média de 1 a 5 anos no máximo, dependendo muito da intensidade das águas da chuva e também da trafegabilidade do local, já uma ponte de aço e concreto dura uma média de 20 a 30 anos, e é essa estabilidade que queremos dar a nossa população.

Para finalizar, o prefeito listou alguma das pontes que passarão por testes nos próximos meses e ainda pediu paciência aos motoristas que utilizam as estradas rurais e aos moradores da região, já que as estradas ficarão interditadas para as melhorias.

“Já fizemos uma pequena lista com pontes de 10 a 12 metros para iniciarmos os testes de estruturação e perfuratriz. Temos prioridade nas pontes da Estrada Santa Estela; na Granada; no São Martinho, que estão em situação precária; e também a ponte de Varpa, que fica na divisa com Quatá. Pedimos assim a paciência da população que utiliza essas estradas, pois quando os testes e as obras iniciarem terão que interditar as estradas para garantir maior qualidade nas obras. Estamos trabalhando para transformar a realidade da infraestrutura da nossa cidade. O desafio é grande, mas entendemos que com a parceria e apoio da sociedade conseguiremos avançar", concluiu.

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px