0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
12 de Maio de 2017 - SAÚDE
Dia D de vacinação contra gripe acontecerá neste sábado
Por: Assessoria de Comunicação

A vacinação é uma das melhores formas de evitar a gripe, por isso, a Secretaria Municipal de Saúde realizará o Dia “D” de vacinação contra a gripe neste sábado (13). A Campanha Anual de Vacinação Contra a Influenza será realizada até o dia 26 de maio.

De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Tupã, Joselaine Pio Rocha, as vacinas serão aplicadas em todos os postos de saúde do município. As vacinas estarão disponíveis somente para os grupos prioritários, do qual o Ministério da Saúde incluiu mais três novas categorias, ou seja, poderão se imunizar durante o Dia D de Vacinação os profissionais da Policia Civil e Militar, Bombeiros, profissionais do Poupatempo de Tupã, funcionários do Correios e também da Defesa Civil.

“Recebemos um informativo nessa semana avisando que a vacinação foi aberta a essas cinco novas categorias para abranger ainda mais a imunização no município”, conta.

Além desses, ainda poderão ser imunizadas contra a gripe crianças de seis meses e menores de cinco anos, gestantes, professores da rede municipal de ensino, puérperas até 45 dias após o parto, profissionais da saúde, indígenas, doentes crônicos, pessoas com 60 anos ou mais e a população prisional.

Segundo Josi, a ação, que tem destaque nacional, já imunizou até agora mais de 42% do público alvo. De acordo com o Ministério da Saúde, em Tupã está previsto para serem vacinadas 25 mil pessoas do grupo especial.

“Nossa meta esse ano é imunizar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários. A proposta do Governo é começar a imunização pelos grupos prioritários até abrir a vacinação para a população toda”, explicou.

A enfermeira contou ainda que as pessoas que por algum motivo não se enquadrarem nos grupos prioritários e precisam tomar a vacina, necessitam apresentar uma indicação médica e se enquadrar nos fatores determinantes para receber a primeira dose, caso contrário, a solicitação será enviada à Vigilância Epidemiológica para avaliação e retorno a unidade.

 

Vacina

De acordo com Josi, a vacina deste ano é do tipo trivalente, ou seja, contra três tipos de vírus da Influenza, inclusive o vírus do H1N1. A vacina é anual, devido às mudanças das características dos vírus influenza consequentes da mutação do vírus.

“É importante salientar que ocorreu mudanças em relação á vacina trivalente indicada para a temporada de 2017. A vacina que tem circulado desde 2009, foi modificada pela primeira vez nos últimos sete anos. Somente neste ano está prevista a distribuição de cerca de 12,6 milhões de doses de vacina influenza para garantir a vacinação de toda população do Estado de São Paulo”, finalizou.

 

Contraindicação

Segundo Josi, a principal contra indicação é a alergia a ovo, pois as pessoas alérgicas a ovo podem desenvolver reações. “A população precisa tomar os devidos cuidados e observar se teve alguma reação à vacina. Outra contra indicação é para os casos de síndrome de Guillain-Barré, neste caso, é necessário realizar uma avaliação médica”, informou.

A vacinação pode ser adiada caso a pessoa esteja com febre. “Em caso de febre moderada ou grave, recomenda-se adiar a vacinação até que o quadro febril se estabilize, para que não se atribua à vacina as manifestações da doença”, disse.

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px