0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
19 de Maio de 2017 - PLANEJAMENTO
Prefeito e equipe da Codasp visitam estrada Tupã x Universo
Por: Assessoria de Comunicação

O prefeito Ricardo Raymundo, junto com o presidente da Câmara, Valter Moreno; o arquiteto da Secretaria de Planejamento Urbano,Luiz Henrique de Souza; o secretário Municipal de meio Ambiente, Afonso Ponce; e a equipe técnica da Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (Codasp), realizou no último fim de semana uma visita técnica no trecho inicial da estrada que interliga Tupã ao distrito de Universo para estudar as melhorias que serão realizadas no local.

De acordo com o arquiteto da Secretaria Municipal de Planejamento, Luiz Henrique de Souza, a intenção da visita é realizar melhorias no trecho inicialda estrada que interliga Tupã com o distrito de Universo, garantindo melhor trafegabilidade para os motoristas.

“A atual gestão está empenhada em melhorar as condições das nossas estradas e junto com a Codasp queremos deixar esse trecho mais trafegável que futuramente poderá conter até bolsões para estacionar os caminhões que abastecem as empresas tupãenses instaladas no distrito industrial I”, revelou.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Codasp, José Roberto da Silva, a visita até o município é necessária para que se faça um estudo da área antes da iniciação do projeto.

“Estamos realizando essa primeira visita, já acompanhados dos arquitetos e técnicos da Prefeitura, para conhecer melhor a área que trabalharemos e apresentar um bom resultado com as melhorias”, contou.

Segundo o secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Afonso Ponce, ao todo serão recuperados cerca de 1,5 quilômetros de estrada. “Já foram iniciados os serviços de limpeza da área pela equipe da Secretaria de Planejamento que também fará na próxima semana o levantamento topográfico do local para definir como serão realizados os serviços do projeto”, explica.

De acordo com o secretário, a estrada receberá melhorias baseada no programa “Melhor Caminho”, que adapta estradas brasileiras para aprimorar as condições de trafegabilidade dos motoristas.

“Nosso projeto para essa estrada será baseado no programa Melhor Caminho do Governo Estadual, onde faremos um tratamento primário com pedra brita. Posteriormente, diferente das outras estradas do Melhor Caminho, faremos um trabalho para conduzir as águas pluviais e não armazenar, pois a área não tem condições de segurar águas pluviais e como existem passagens por debaixo da estrada, nós vamos usar essas passagens para conduzir as águas da chuva”, conta.

Segundo o prefeito Municipal, Ricardo Raymundo, os benefícios desta iniciativa não se restringem somente aos motoristas. “Além de melhorar as condições da estrada, garantindo mobilidade adequada, segurança e conforto aos motoristas, a obra também contribuirá para conservação do solo e dos recursos hídricos, reduzindo os efeitos dos processos erosivos e o assoreamento dos cursos d’água. E também futuramente servirão como um estacionamento para os caminhões que abastecem as empresas locais, desafogando a rua Estados Unidos que atualmente funciona como um estacionamento para esses veículos, atrapalhando o trânsito e tirando toda a beleza na fachada da nossa cidade”, concluiu.

 

Projeto Melhor Caminho

O Programa Melhor Caminho é uma iniciativa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, e é destinado à elaboração de convênios entre a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e prefeituras municipais para a execução de obras de recuperação de estradas rurais de terra e não consta, nem pode constar no escopo do Programa Melhor Caminho, o revestimento asfáltico da estrada de terra.

O programa visa melhorar a condição de escoamento da produção agrícola do Estado. O objetivo é aperfeiçoar o sistema de transporte incluindo construção, recuperação e manutenção das estradas de terra.

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px