0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Gabinete
24 de Maio de 2017 - PLANEJAMENTO
Audiência pública sobre Plano Diretor é transferida para dia 31
Por: Assessoria de Comunicação

A Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano informa toda a população que a audiência pública que seria realizada nesta quinta-feira (dia 25) com objetivo de discutir melhorias no artigo 70 do Plano Diretor de Tupã foi transferida para a próxima quarta-feira, dia 31.

A audiência acontecerá a partir das 19h30, no auditório da Secretaria de Planejamento, na rua Nhambiquaras, 1.555 (junto ao Almoxarifado Municipal). De acordo com a secretária municipal de Planejamento, Jeane Rosin, a audiência pública tem por objetivo discutir opções de garantia de execução da infraestrutura dos novos loteamentos aprovados pela prefeitura.

Atualmente o Plano Diretor determina que para um loteamento ser aprovado, o parcelador é obrigado a registrar uma quantidade de lotes equivalente a 130% do valor que será investido em benfeitorias (redes de água, luz, asfalto e outros), como caução para a Prefeitura.

Jeane explicou que pela legislação em vigor a quantidade de lotes que ficam comprometidos como garantia e que não podem ser comercializados acaba se tornando um empecilho para empresas do setor imobiliário que têm interesse em implantar novos loteamentos na cidade.

Segundo a secretária de Planejamento, pelo atual Plano Diretor, a prefeitura só pode aceitar lotes como garantia de execução e finalização dos loteamentos aprovados e o ideal seria ampliar as modalidades de garantia, como vem sendo adotado por municípios da região, que têm diversas outras formas de caucionamento.

“A proposta não é alterar, mas complementar o Plano Diretor, aumentando as opções de garantia. Acredito que duas novas modalidades de caucionamento poderiam ser acrescentadas no Plano Diretor são a fiança bancária e o seguro-garantia. A existência de outros meios de garantia é de fundamental importância, principalmente nas situações em que o loteador não consegue finalizar o empreendimento, cabendo à prefeitura a complementação da infraestrutura básica, como, por exemplo, as redes de abastecimento de água, energia, coleta de esgoto e drenagem pluvial”, esclareceu.

Nestes casos, segundo Jeane, a prefeitura poderá recorrer à garantia como verba para finalizar a execução da infraestrutura do empreendimento. “Da forma como o Plano Diretor se encontra redigido, para utilizar a garantia é necessário realizar um processo licitatório para leiloar os lotes caucionados para obtenção de recursos, o qual se constitui num processo burocrático e lento”, complementou.

Para Jeane a adoção de novos meios de garantia ajudará o poder público a assegurar maior velocidade na obtenção de verba para finalizar a infraestrutura necessária em loteamentos cujas obras venham porventura ser abandonadas, pois são menos burocráticos que a licitação.

A secretária de Planejamento afirmou ainda que a participação da população nas audiências e consultas públicas é de grande importância, já que é nestas ocasiões que os cidadãos podem manifestar suas opiniões em relação ao desenvolvimento urbano e os meios de ordenação do espaço físico da cidade.

“Através das audiências públicas, o poder público dá voz ao desejo da população quanto à complementação pretendida, além de resguardar o direito de poder opinar e ter suas eventuais dúvidas ou questionamentos devidamente esclarecidos. A participação popular representa uma importante ferramenta de democratização da gestão urbana, por isso convidamos toda a população para que participe da audiência pública que vamos realizar no próximo dia 31 de maio”, convidou Jeane.

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px