0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
06 de Junho de 2017 - CULTURA
“19º Salão de Belas Artes” será realizado durante o mês de julho
Por: Assessoria de Comunicação

A Prefeitura de Tupã, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realizou na manhã desta segunda-feira (5), uma coletiva de lançamento do 19º Festival de Belas Artes. O evento, que faz parte do “Prêmio Nacional de Artes da Estância Turística de Tupã”, será realizado entre os dias 7 a 31 de julho e visa valorizar e aumentar a notoriedade dos artistas da cidade e região.Esse ano, o evento dará foco aos artistas plásticos de Tupã.

Estiveram presentes durante a solenidade os secretários municipais de Esporte e Administração; o vice-prefeito e secretário Municipal de Cultura, CaioAoqui; e o prefeito Ricardo Raymundo. Também estiveram presentes também autoridades locais da cultura; os vereadores Meireles, Cabo e Pastor Castilho e o Eduardo Edamitsu, e também os artistas homenageadosdo 19º Festival de Belas Artes.

Segundo o secretário Municipal de Cultura, o 19º Festival de Belas Artes, tem o apoio da Câmara Municipal, pois é uma indicação do vereador Charles dos Passos, visa manter viva a arte plástica, mostrando ao público, diversas formas de artes.

“Durante todo o mês de junho realizaremos diversas atividades envolvendo oficinas, aulas de pintura, grafite, mosaicos e desenhos, para que essas ações resultem numa bela exposição, que será realizada de 7 à 31 de julho, no Espaço das Artes na Avenida tamoios, 1685”, conta.

Segundo o secretário de Cultura e também vice-prefeito, o evento contará com a participação dos artistas Iolanda Soler, Olga Tomoko, Silvana Nakamura, Regina Abromawischos, Eliza Perico e o desenhista Lucas Pereira, além de uma ação coletiva dos grafiteiros que também terão suas obras expostas.

“É muito bom ver um projeto como o ‘Prêmio Nacional de Artes’ movimentar a cidade, trazer variedade cultural para nosso cidadão. É prazeroso saber que eventos como esse fomentam a cultura, lazer e entretenimento ao tupãense”, comentou.

Todos os anos o Festival também escolhe um artista ainda vivo para fazer uma homenagem, neste ano, a Secretaria escolheu três, são elasas artistas plásticas Eliza Perico,Geny Chiaradia e Iracema Gonzáles.

Representando os artistas participantes, a artista plástica Eliza Pericoagradeceu a oportunidade de participar do 19º Festival de Belas Artes e também ressaltou a importância de valorizar cada vez mais o artista tupãense.

“Minha satisfação é saber que aqui em Tupã, onde existem cerca de 200 artistas plásticos, podemos contar com a prefeitura para mostrar e valorizar o nosso trabalho cultural. À medida que a arte e a cultura ficam cada vez mais presentes na vida da população podemos manter a esperança de ter um Brasil melhor. Por isso gostaria de agradecer o Caio e o Ricardo por manterem viva a cultura em Tupã e também ao vereador Charles dos Passos”, disse.

Em discurso, a professora e também artista plástica Iracema Gonzálesfalou sobre o amor que sente pela arte e o aprendizado. Na oportunidade, a homenageada ainda agradeceu o carinho e ressaltou a importância da arte e da cultura na sociedade.

“É maravilhoso esse tipo de evento, e mais maravilhoso ainda é poder fazer parte dele. Fiquei muito feliz em saber que vou ser homenageada. A arte e a educação para mim são tudo, e faz muito tempo que trabalho com essas áreas lindas. De fato a arte, a cultura e a educação são fatores que podem mudar o nosso mundo sempre para a melhor. Agradeço o prefeito Ricardo Raymundo e o secretário de Cultura Caio pela oportunidade e também o vereador Charles dos Passos por continuar incentivando a cultura no nosso município”, fala a professora.

Representando a Câmara Municipal foi o vereador Cabo e Pastor Castilho, parabenizou o poder Executivo pelas ações em prol da arte e da cultura.

“Gostaria de em nome dos demais vereadores, agradecer o Caio e o Ricardo pela iniciativa de manter vivo o Festival de Belas Artes e também parabenizá-los pelo trabalho que eles vêm exercendo pela cultura em Tupã. Sabemos que não é fácil manter tantos projetos culturais em pleno funcionamento, mas observamos que com muito empenho a gestão vem realizando um ótimo trabalho. Parabéns aos homenageados, funcionários e ao vereador Charles dos Passos que estão trabalhando muito entorno do 19º Festival de Belas Artes”, comentou.

Para finalizar, o prefeito Ricardo Raymundo agradeceu a participação dos artistas e também das homenageadas e ainda solicitou para que a população participe e os pais levem as crianças para participarem das oficinas promovidas pelo evento.

“O 19º Salão de Belas Artes busca apresentar a visão do artista no todo. Não nos preocupamos com um tema central e sim como é que o artista de Tupã se expressa e como nosso cidadão é sensibilizado por essa arte. Gostaria de agradecer as nossas homenageadas por aceitarem participar desse tradicional evento e também agradecer ao Caio, ao Charles e a todos os funcionários que estão trabalhando muito para que todas as atividades do Salão de Belas Artes seja um sucesso. Gostaria também de pedir a população e principalmente aos pais, que participem e levem os filhos para participarem das oficinas culturais, pois é com a cultura que construímos nossas identidades", finalizou.

 

Homenagens

Além de oficinas e diversas outras atrações, o 19º Salão de Belas Artes também contará com espaços dedicados as artistas plásticas homenageadas. O Espaço Eliza Périco contará com telas impressionistas focada na afrodescendência. Já o espaço Geny Chiaradia contarácom pinturas clássicas, com obras do seu acervo pessoal, que já foram expostasvários eventos.

Outra homenageada será a professora de música e também artista plástica Maria Iracema Gomes Gonzalez, da qual, pelo currículo impecável e suas ações pela cultura local, dará o seu nome aos troféus do 19º Salão de Belas Artes.

 

Secretaria de Cultura abre inscrições para ações de Desenho Livre, Grafite e Mosaico

Atividades fazem parte da programação do 19º Salão de Belas Artes

A Prefeitura de Tupã, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, já abriu o período de inscrições para três oficinas culturais que fazem parte do cronograma do evento 19º Salão de Belas Artes.

Segundo o secretário Municipal de Cultura, Caio Aoqui, a ação de “Desenho Livre” ainda não está com datas e o local definido. Aação de “Grafite”,que conta com 10 vagas, será realizada no dia 22 de junho durante o Quinta com Arte. O tema abordado será indígena.Já as aulas de mosaico, que contam comaté 15 vagas, serão realizadas nos dias 23 e 24 de junho, das 13 às 18 horas, no Espaço das Artes.

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2017 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px